O foco perfeito! Este é o objetivo de todo fotógrafo. Mas, para atingir a perfeição é preciso saber onde focar em cada tipo de foto.
O foco é a variável mais importante na composição fotográfica. Ele destaca elementos e é responsável por ressaltar o centro de interesse da imagem.
Para não errar o foco é fundamental que o fotógrafo entenda os conceitos básicos da fotografia e da profundidade de campo da câmera na hora de registrar a cena.
É muito importante saber controlar a profundidade de campo câmera, pois assim você poderá definir qual área da imagem estará em foco e qual o tamanho desta área.
Onde focar na hora de tirar um retrato?
Seja um retrato de uma pessoa adulta, uma criança ou mesmo um animal: foque nos olhos. Um retrato no qual os olhos do modelo estejam desfocados, causam estranheza e passam a sensação de que algo está errado na imagem.
Lembra que falamos que o foco ressalta o centro de interesse da imagem? Pois bem, em um retrato os olhos mostram a força do modelo retratado e a parte mais expressiva da imagem e é o primeiro ponto que os olhos do observador procuram ao observar o retrato.
O ideal no retrato é usar uma abertura de diafragma grande, para conseguir um bom desfoque do fundo, mas isso faz com que a profundidade de campo seja bastante reduzida exigindo bastante habilidade do fotógrafo para não perder o foco.
Aumente e diminua a abertura para alterar a profundidade de campo até que se encontre a combinação perfeita para a situação a ser retratada.
Fotografando crianças
Fotografar crianças é sempre um desafio. Elas são inquietas, ágeis e imprevisíveis. É preciso um trabalho de imersão no mundo delas para se conseguir controlar a situação. Mas isso, aprendemos com o tempo e muita prática.
O principal aqui é saber onde focar ao fotografar crianças. Primeiramente você deve se abaixar, colocar a câmera na altura da criança. Depois, deve procurar os olhos para focar. Caso a criança esteja em movimento configure a sua câmera para o modo de focagem contínuo.
Fotografando animais
Fotografar animais é como fotografar crianças, por tanto aqui valem as mesmas regras: coloque a câmera na altura do bichinho e foque nos olhos.
O foco nas fotos em grupo
Para fotografar um grupo de pessoas e garantir que todos estejam em foco é preciso aumentar a profundidade de campo. Escolhas valores mais altos como f/11.
Na hora de fotografar, escolha uma pessoa que esteja no primeiro plano e localizada no centro da imagem para ser sua referência de foco.
Faça o foco nos olhos do escolhido e registre a foto. Como você setou uma abertura de f/11, você terá bastante profundidade de campo, o que garantirá que as outras pessoas também estejam em foco.
Como focar em um autorretrato?
O autorretrato está na moda, quem nunca fez uma selfie com o smartphone para postar nas redes sociais? O que é uma atividade corriqueira pode se tornar um desafio se você não configurar a profundidade de campo adequadamente.
Usar grandes aberturas, neste caso, é um pouco complicado visto que você não está atrás da câmera controlando o equipamento e a menor trepidação pode arruinar a imagem. Então, o recomendado é configurar uma abertura média para garantir uma margem de segurança.
Por fim, o autorretrato nada mais é que um retrato, logo aqui vale as mesmas regras.
Onde focar em uma paisagem?
Ao fotografar uma paisagem buscamos ampliar a área em foco para garantir maior nitidez da imagem.
Para isso fechamos o diafragma, utilize valores acima de f/11, e fazemos o foco no infinito.
É possível aumentar ainda mais a zona em foco utilizando a técnica de distância hiperfocal.
O foco na macrofotografia
A questão do foco na macrofotografia é ainda mais importante, pois é ele que vai dar sentido a tua imagem.
Na macrofotografia, trabalhamos com uma profundidade de campo mínima, por tanto, apenas uma pequena parte da imagem estará em foco.
Logo, o foco deve estar na parte mais importante da imagem. Se estiveres fotografando um inseto ou outro animal, não esqueça que o foco deve ser cravado nos olhos.
O foco na fotografia documental
Em geral, na fotografia documental buscamos uma ligação entre o assunto protagonista e o meio onde ele está inserido. Assim, devemos usar profundidades de campo maiores para que ambos estejam em foco.
Tão importante quanto saber onde focar é saber como fazer o foco, para isso você deve entender como funciona o sistema de foco da sua câmera. Além disso, você precisa dominar o foco manual, pois nem sempre é possível usar o foco automático.