O verdadeiro valor da fotografia não está no preço que o fotógrafo cobra pelo serviço e sim no quanto o cliente está disposto a pagar.
Tenha em mente que valor é diferente de preço. Muitas vezes o seu preço pode estar baixo do valor da sua fotografia, em outras situações ele pode estar acima. É preciso haver um equilíbrio entre essas duas variáveis.
No final, quem define quanto vai pagar é o cliente e isso vai depender da percepção de valor que ele terá do trabalho do fotógrafo, por isso escolher o publico alvo é fundamental na hora de precificar a sua fotografia.
O cliente achou caro, e agora?
Há mercado para todos. Não se culpe caso o cliente ache o seu serviço caro. Existem os clientes certos e os errados, por isso a importância de conhecer bem o seu público alvo. A noção de valor é relativa e o caro ou barato depende do ponto de vista de cada cliente.
O valor da fotografia
Para definir o valor da fotografia é necessário responder duas perguntas: Quanto vale o seu trabalho? Quem está disposto a pagar esse valor?
A partir do momento que o fotógrafo tem consciência do valor do seu trabalho ele deve se posicionar no mercado para conseguir atrair o público disposto a pagar esse valor.
Por tanto, ao receber um retorno de um cliente dizendo que o seu trabalho está muito caro ou até muito barato, não se abale, este cliente não faz parte do seu público alvo.
Negociando o valor da fotografia
Na hora de fazer um orçamento para um cliente, coloque percentual de negociação no preço final, pode ser 10% ou 15%, pois todo cliente pedirá um desconto.
Mas, em situações que o cliente ache o seu trabalho muito caro é importante não ceder e manter o preço. É melhor não fazer o serviço que desvalorizar o seu trabalho, porque depois você não conseguirá mais cobrar o valor justo.
Pode parecer bobagem, mas o negócio vira uma bola de neve. Aquele cliente que conseguiu pechinchar e pagar barato pelo seu serviço, vai espalhar a notícia e outros cliente vão te procurar querendo fazer as fotos pelo mesmo preço e no final o profissional fica taxado como um fotógrafo barato.
Qual o preço da sua fotografia?
Depois que você definiu o valor da sua fotografia e o seu público alvo é hora de calcular o preço final do orçamento para o cliente.
Para não tomar prejuízo na hora de precificar o seu trabalho, acesso o post “Quanto cobrar para fotografar?”.
Deixe um comentário