O autofoco são pontos predeterminados no viewframe da sua câmera fotográfica que podem ser ativados para auxiliá-lo na hora de focar o assunto a ser fotografado.
Neste post, iremos explorar esse recurso que, se usado corretamente, pode ajudar muito na hora de capturar uma imagem.
Índice
- Como usar o autofoco
- Modos de selecionar um ponto de foco
- Usando o autofoco para assuntos em movimento
- Os pontos de autofoco do tipo cruzado
- Fotografando movimento com o autofoco
- Modo de disparo único
- Utilize o live view para conferir o foco da sua foto
- Como usar o autofoco em condições de baixa luz
- O botão traseiro de foco
- Foco a trás ou na frente
Muitos fotógrafos profissionais tem preconceito quanto ao uso dos recursos automáticos das câmeras, mas se o recurso existe é para ser usado. O importante é saber a hora e o modo correto de usar para tirar fotos surpreendentes.
1- Como usar o autofoco
Posicione o assunto sob o ponto de foco ativo e pressione o botão do obturador até a metade. A câmera irá fazer o foco automaticamente.
2- Modos de selecionar um ponto de foco
Manual ou automático? Qual a melhor maneira de selecionar um ponto de autofoco?
No modo de seleção de ponto de autofoco automático, todos os pontos do viewframe estão ativos e a câmera seleciona os pontos que considera estarem sobre o assunto principal da imagem para realizar o foco. Isso muitas vezes induz ao erro fazendo com que o foco da foto fique localizado no ponto errado.
Já no modo de seleção de ponto de autofoco manual é o fotógrafo quem decide quais pontos estarão ativos, com isso ele tem maior controle de onde estará focado na imagem.
3- Usando o autofoco para assuntos em movimento
Muitos modelos de DSLR permitem que você defina um ponto de foco principal e também ative 4 ou mais pontos secundários para ajudar na hora de fazer o foco de assuntos em movimento, assim caso o assunto se afaste do ponto de foco principal ele continua em foto. Este recurso é extremamente útil para fotografar animais selvagens e esportes.
4- Os pontos de autofoco do tipo cruzado
Os pontos de autofoco do tipo cruzado são formados pela união de dois pontos de foco, um horizontal e outro vertical, resultando em uma focagem mais rápida e precisa.
Quanto mais pontos de autofoco cruzado possuir a sua câmera melhor será o sistema de focagem automática do equipamento.
5- Fotografando movimento com o autofoco
Habilite o modo All Servo ou AF Continuous da sua câmera para fotografar assuntos em movimento.
Com este modo selecionado, ao apertar o botão do obturador até a metade, a câmera trava o foco no assunto mantendo o foco mesmo se o objeto se aproximar ou afastar do fotógrafo.
Para finalizar a foto, basta pressionar o botão até o final.
6- Modo de disparo único
O modo de disparo único foi projetado para fotografar assuntos estáticos ou quase estáticos como retratos.
7- Utilize o live view para conferir o foco da sua foto
Antes de finalizar sua foto, ative o live view para conferir se o foco está correto e a imagem nítida. No live view é possível ampliar a imagem para conferir cada ponto de foco e detalhe da cena.
8- Como usar o autofoco em condições de baixa luz
Fotografar com pouca luz é um grande desafio para os sistemas de autofoco, mas para tudo tem um jeito. Leve sempre com você uma lanterna, assim você pode iluminar o assunto para que o sistema de foco automático faça o foco. Depois que o objeto estiver focado, desligue a fonte de luz e faça a foto.
9- O botão traseiro de foco
Alguns modelos de câmera possuem um botão traseiro para controlar o foco da cena. A principal vantagem de separar o foco do botão do obturador é manter o foco do assunto em movimento quando se quer fazer vários disparos contínuos.
10- Foco a trás ou na frente
Se você estiver usando o autofoco e não estiver conseguindo focar no ponto selecionado, ou seja o foco fica atrás ou na frente do ponto selecionado, resultando numa foto sem nitidez, sua lente pode estar descalibrada.
Para ter certeza do problema, faça uma série de fotos de uma régua a um ângulo de 45º usando a maior abertura da sua lente e avalie o foco das imagens.
Se o resultado não for satisfatório, você precisará enviar a sua lente para a assistência técnica para ser recalibrada.