Para aqueles que gostam de fotografar paisagem e arquitetura, preparamos algumas dicas de fotografia para melhorar a qualidade do seu trabalho e fazer fotos criativas. São dicas simples, que muitas vezes passam despercebidas na hora de apertar o obturador, mas que podem fazer toda a diferença na imagem produzida.
Seja a fachada de um sobrado antigo em uma pequena cidade ou o horizonte montanhoso visto do pico de uma colina com um pouquinho de técnica e criatividade podemos chegar a um resultado deslumbrante.
Índice
- Tudo no seu ritmo
- Abuse do contraste nas fotos de paisagem e arquitetura
- A dimensão humana
- Não esqueça da profundidade de campo
- Dicas de fotografias criativas à noite
- Mude o modo como a sua câmera vê a cena
- Inclua linhas na sua composição fotográfica
- Use uma teleobjetiva
- Utilize filtro polarizador
1- Tudo no seu ritmo
Em meio ao caos, o olho humano busca a calmaria para poder decodificar a imagem.
Uma forma de auxiliar o olhar do observador é imprimir ritmo a sua fotografia buscando uma sequência ou padrões que se repetem ao longo do enquadramento. Por exemplo: os postes alinhados de uma rua, uma fila de pessoas ou mesmo uma estrada de terra cortando o campo. Existe uma série de elementos que se comportam dessa maneira, basta procurar e compor sua foto de maneira a integrar esses elementos no quadro.
Uma dica de ouro aqui é variar o ângulo de visão: inove. Deite no chão, incline a câmera de forma que a sequência desses elementos se transforme em um elemento artístico harmonioso na foto.
2- Abuse do contraste nas fotos de paisagem e arquitetura
As fotos de paisagem e arquitetura geralmente tendem ao monocromático. E isso as tornam monótonas. Adicione um elemento de alto contraste na cena e faça uma foto muito mais atrativa. Mas, cuidado com a cor escolhida, algumas vão chamar muito a atenção do observador.
Exercício: para treinar o seu olhar observador, eleja uma cor para o dia e saia na rua fotografando cenas que contenham essa cor.
3- A dimensão humana
Na fotografa de paisagem e arquitetura, muitas vezes nos deparamos com elementos grandiosos e pecamos ao tentar transmitir essa grandiosidade para a foto. Acontece que o nosso cérebro trabalha com comparações, por tanto para que ele entenda que a grandiosidade de um elemento fotografado é preciso fornecer a ele um elemento de comparação.
Por tanto, inclua na sua cena uma pessoa, um animal, um carro ou qualquer outro elemento que o seu cérebro conheça as dimensões para que ele possa comparar as dimensões e entender a grandiosidade dos elementos.
4- Não esqueça da profundidade de campo
Ao contrário do retrato, quando se quer destacar o assunto e o resto não importa, na fotografia de paisagem e arquitetura queremos mostrar o todo. Para isso, feche o diafragma da câmera para aumentar a profundidade de campo e com isso garantir que todos os elementos do seu enquadramento estejam nítidos.
Uma dica é usar a distância hiperfocal para aumentar ainda mais a profundidade de campo.
5- Dicas de fotografias criativas à noite
Todos sabem que fotografia é luz, sem luz não há como fotografar. A grande contradição da fotografia é que à noite, ou em momentos de pouca luz, é que conseguimos fazer as fotos mais criativas.
Mas para se dar bem em situações de pouca luminosidade é preciso dominar as técnicas de iluminação e fazer um bom uso da luz disponível.
6- Mude o modo como a sua câmera vê a cena
O uso de filtros na fotografia é um método muito usado para obter diversos efeitos, mas nem sempre temos um filtro disponível na hora do clique. Experimente colocar as lentes dos seus óculos escuros na frente da objetiva e se surpreenda com o resultado.
Uma dica é usar um óculos com lentes com filtro UF para obter fotos com maior contraste de cores.
7- Inclua linhas na sua composição fotográfica
As linhas dão dinamismo à imagem. Portanto, ao olhar pra uma paisagem tente identificar as linhas que se destacam e assim compor a sua foto com a ajuda desses elementos.
8- Use uma teleobjetiva
Fotografar paisagens com uma teleobjetiva pode trazer resultados interessantes pelo fato desse tipo de lente achatar a profundidade de campo fundindo o primeiro plano com o background.
Faça uma foto com uma grande angular e depois a mesma foto com uma teleobjetiva e então compare as duas imagens e veja qual ficou mais interessante.
9 – Utilize filtro polarizador
O filtro polarizador irá criar efeitos diferentes na sua fotografia. Os céus ficam mais intensos, a imagem tem mais contraste e consegue-se diminuir os reflexos indesejáveis.
No céu há muita luz polarizada, com o uso do filtro essa luz é contida e o azul fica mais escuro e intenso. As nuvens ficam mais brancas aumentando o contraste.
Alguns objetos são difíceis de fotografar por estarem molhados ou por refletirem muita luz. Por exemplo: a fachada de um edifício de vidro ou o espelho d’água de um lago. O filtro polarizador elimina esse reflexo indesejado na fotografia.
Não fique desiludido se a sua fotografia não sair como esperava. Continue tentando e nunca desista. Para dominar as técnicas da fotografia de paisagem e arquitetura é preciso muito estudo e treino.
Deixe um comentário