Falta de sincronismo do flash é sinônimo de tarja preta na foto. Veja como resolver o problema.
Se estiver fotografando com flash e começar a ver um tarja preta com degradê na parte inferior da imagem ou de um dos lados é sinal que você está usando uma velocidade de obturador muito alta e a sua câmera não está conseguindo sincronizar o flash, ou seja, o obturador está abrindo e fechando antes que a luz do flash atinja a cena por completo.
Você sabe o que é velocidade máxima de sincronismo do flash?
É a velocidade do obturador mais rápida na qual o sensor é completamente exposto à luz do flash.
Lembre-se que o flash é um disparo de luz, por tanto para que não apareçam as tarjas pretas na imagem é preciso que o obturador esteja completamente aberto, ou seja, o sensor completamente revelado, para que o flash exponha o frame inteiro.
A velocidade de sincronismo do flash vai variar de acordo com a marca e modelo do seu equipamento, mas um valor muito comum no mercado é 1/250s.
Como funciona o obturador
O obturador da câmera fotográfica funciona com duas cortinas, quanto uma abre a outra fecha e o período em que ambas permanecem abertas é o que chamamos de tempo de abertura do obturador.
A luz na medida certa.
Para que tenhamos uma foto perfeita é preciso que toda a cena esteja iluminada na hora que o obturador for aberto.
Fotografar com velocidade do obturador mais lenta que a velocidade de sincronismo não traz problemas para a foto final. O problema só ocorre quando a velocidade do obturador está maior que a velocidade de sincronismo.
Com isso concluímos que dominar o seu equipamento é o fator mais importante na fotografia profissional. Por isso, antes de começar a fotografar, leia o manual de instruções da sua câmera.
Quer saber mais sobre flash? Veja o que é o número guia e como funciona o flash.
Deixe um comentário