O maior erro dos fotógrafos é achar que a regra dos terços é a verdade absoluta e deve ser usada em todas as fotos. Regras existem para serem quebras e tem horas que centralizar o assunto é a decisão correta.
Fotos centralizadas são vistas com preconceito e rotuladas como amadoras, mas não há nada de errado com elas. Aliás, em termos de composição fotográfica, elas estão corretas.
Na maioria das vezes a regra dos terços é uma composição bem mais atraente que a foto centralizada. Ao deslocar o assunto para um dos pontos de ancoragem, você conduz o olhar do observador pela cena destacando o elemento principal. Na composição centralizada você já entrega o assunto de uma vez ao observador, ele está ali em destaque, não há uma preocupação com o resto da cena.
Como tornar a fotografia centralizada mais atraente
A fotografia centralizada pode ser uma composição muito interessante se planejada corretamente. Utilizada em conjunto com outras regras de composição podemos obter imagens incríveis ao centralizarmos o assunto principal.
A primeira coisa que deve ser levada em conta ao se optar por uma composição centralizada é se o assunto principal tem força para comandar o quadro sozinho.
É preciso ter uma atenção especial com o fundo da fotografia. Em composições centralizadas quanto mais limpa for a cena melhor. Portanto, estude o enquadramento antes de clicar. Limpe a cena e retire elementos que podem se tornar ruídos na imagem final.
Usando linhas guia para centralizar a imagem
Uma forma de quebrar a regra dos terços e centralizar a imagem é através do uso de linhas guias. Ao inserir linhas retas ou curvas que se convergem para o centro, o olhar do observador é direcionado para esse ponto, onde podemos colocar o nosso assunto principal.
Usando a simetria para centralizar a imagem
Se o assunto principal for simétrico e você quer enfatizar essa simetria, a composição centralizada é a melhor opção.
Centralize o close
Ao fazer uma foto de close, se o assunto principal estiver olhando direto para a câmera, a composição centralizada produz um resultado impactante.
Gostou das nossas dicas? Então quebre a regra dos terços e compartilhe conosco suas fotos centralizadas usando a hastgag #olhaopassarinho