Quando falamos de composição fotográfica lembramos logo da regra dos terços, mas existem outras regras para compor uma imagem e uma delas é regra áurea.
A regra áurea de composição fotográfica é baseada na proporção áurea, constante real algébrica irracional obtida pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), cuja divisão da parte mais longa pela soma das duas partes é uma constante chamada de número de ouro.
A proporção áurea também é conhecida como proporção divina, pois está presente na construção de quase todos os elementos da natureza. Galhos de árvores, distribuição das pétalas das flores, ossos do esqueleto e até a molécula do DNA seguem a proporção áurea na sua construção.
Como usar a regra áurea na composição fotográfica
Assim como a regra dos terços, na regra áurea há pontos de interesse onde devemos posicionar o assunto para obter uma foto equilibrada.
Para usar a regra áurea, comece traçando as diagonais da imagem. Saindo de cada vértice, trace uma linha perpendicular à diagonal oposta. Onde essa linha cruza a diagonal temos um ponto de interesse, assim definimos os 4 pontos de interesse da regra áurea.
Grid da Regra Áurea
Regra Áurea aplicada na fotografia
O uso da regra áurea cria um senso de beleza e dá uma estabilidade à composição fotográfica. Isto resulta em uma imagem dinâmica e com equilíbrio perfeito entre o primeiro, o segundo plano e o fundo da cena.
Muito mais importante que saber fotografar é saber compor a imagem, pois é através a composição que você conseguirá passar a mensagem. Tenha sempre em mente que uma imagem bem feita vale mais que 1.000 palavras.
Todas as fotos desse post são do fotógrafo Marcelo Alves.