Se você pretende começar uma carreira no mundo da fotografia, a primeira coisa que precisa saber é quanto ganha um fotógrafo profissional.
O fotógrafo é um profissional especializado em registrar imagens em diversos segmentos como eventos, artes, jornalismo, família, publicidade e até policial. Além de capturar imagens, o fotógrafo também é responsável pela pré-produção e pela edição e tratamento na pós-produção.
O mercado é extremamente competitivo, mas há espaço para todos. O fotógrafo profissional pode atuar como freelancer, em empresas de mídia, agências de publicidade, museus, imprensa e até na polícia.
Mas afinal, quanto ganha um fotógrafo?
Segundo o site Quero Bolsa, o salário médio de um fotógrafo geral no Brasil é de R$ 1.407,00. Mas, se pegarmos a média por estado e até por seguimento onde o fotógrafo atua, esse número pode variar bastante.
Nos grandes centros urbanos, principalmente no sudeste do país, os salários dos fotógrafos tende a serem maiores. Porém, se o fotógrafo atua em uma pequena cidade do interior, e principalmente se for o único fotógrafo da região, ele tem a oportunidade de ganhar muito dinheiro.
Quanto ganha um fotógrafo de casamento?
Como falamos no início do post, o fotógrafo pode atuar em diversos segmentos no mercado, mas um nicho onde há oportunidade de ganhar salários maiores é o de casamentos.
O salário de um fotógrafo de casamento pode superar os R$ 6.000,00 desde que haja dedicação do profissional. E ainda há possibilidade de potencializar esses ganhos com produtos e serviços agregados.
Com é a carreira de um fotógrafo?
A profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil, mas há um projeto de lei em tramitação com o objetivo de mudar esse quadro. Hoje para trabalhar como fotógrafo o profissional pode optar pelo MEI ou abrir uma Micro Empresa.
O mercado de trabalho é bem amplo e entre os diversos campos de atuação destacamos o de fotografia aérea, de animais, arquitetônica, artística, documentaria, esportiva, de festas, de eventos, forence, jornalística, newborn, de família, moda, científica, médica, odontológica, de natureza, sensual, de produtos, publicitária, submarina e viagens.
Mas não se iluda, para se tornar um fotógrafo profissional é necessário investir em capacitação. Veja algumas escolas de fotografia no Brasil e no exterior que oferecem cursos para iniciantes e de especialização para profissionais.