Uma das maiores dúvidas dos fotógrafos iniciantes é quanto cobrar para fotografar. Quais fatores considerar na hora de precificar o seu trabalho.
A precificação de um produto ou serviço em qualquer ramo de atividade é um assunto delicado e na fotografia não é diferente. Muitos fotógrafos trabalham como freelancer e cobram preços aleatórios pelo seu trabalho, muitas vezes seguindo a tendência de mercado.
Se você segue essa linha, pode estar caminhando num caminho perigoso onde pode estar lucrando um bom dinheiro ou até tendo um tremendo prejuízo. E antes de saber quanto cobrar para fotografar, você deve estar ciente de quanto vale o seu trabalho.
Como precificar o trabalho de um fotógrafo
Para montar o preço de venda do seu trabalho é preciso analisar 3 tópicos:
- Custo do trabalho;
- Qual o salário do fotógrafo;
- Definir a margem de lucro.
Quanto custa para você fotografar?
Para precificar o seu trabalho na fotografia é necessário levantar o custo dessa atividade para você. Coloque no papel tudo que você gasta para fotografar, não esqueça de nada.
Comece pelos custos do seu estúdio ou escritório:
- Aluguel
- Energia elétrica
- Água
- Telefone
- Internet
- Limpeza e conservação
- Funcionários
- Contador
- Condomínio
- Impostos
Mesmo se você trabalha em casa, os custos acima não deixam de existir, ainda que misturadas com as despesas da casa. Defina uma porcentagem dos custos da sua casa que estão relacionados com o seu trabalho para fazer os cálculos.
Outros custos para executar o trabalho:
- Deslocamento (táxi ou combustível do carro) para o local do ensaio ou evento;
- Alimentação (quando não é por conta do cliente);
- Seguro do equipamento (pegue o valor do seguro, que é anual, e divida por 12 para obter a parcela mensal).
Se além de fotografar, você vende para seus clientes produtos como álbuns, banners, porta retratos e etc, será necessário incluir os custos para produção desse material antes de dar o preço final.
Depreciação do equipamento
Os equipamentos que você utiliza para realizar o seu trabalho tem vida útil e mais cedo ou mais tarde deverão ser substituídos, por isso é necessário calcular a depreciação do seu equipamento e classifica-lo como custo da sua profissão.
- Computador
- Câmera fotográfica
- Flash
- Equipamentos de iluminação
- Acessórios
Todos os equipamentos utilizados para realizar a sua função devem entrar na conta, menos as objetivas que não sofrem com a depreciação.
Como calcular a depreciação do equipamento
- Pegue o valor de compra do equipamento;
- Defina o prazo que você usará o equipamento;
- Divida o valor de compra pelo prazo de uso .
Por exemplo, vamos pegar a câmera fotográfica e estipular valores fictícios para entendimento:
- Valor de compra da câmera fotográfica: R$ 5.000,00;
- O fotógrafo pretende usá-la por 2 anos (24 meses);
- Dividindo o valor da câmera pelo período (R$ 5.000,00 / 24 = R$ 208,33).
A cada mês a sua câmera deprecia R$ 208,33, ou seja, se você guardar esse valor todo mês, ao final de 2 anos terá o valor para comprar outra câmera. Você pode acrescentar um percentual a esse valor para compensar a inflação e aumento de preços dos equipamentos.
Defina o seu salário
Chegou a hora de saber quanto você vai ganhar por mês. Para definir o seu salário, siga os mesmos princípios acima. Defina os seus custos, some uma parcela para o seu lazer e para fazer uma poupança, no final acrescente uma porcentagem para improvisos.
Defina um percentual de lucro
Muitos fotógrafos esquecem de incluir uma parcela de lucro nos seus serviços. Isso é um grande erro, pois é o lucro que lhe dará condições de investir em novos equipamentos e capacitação. Reinvestir o lucro no seu trabalho é a melhor forma de crescer. Claro, se no final, depois de quitar todo o investimento, ainda sobrar dinheiro, este deve ser usado como gratificação extra para o fotógrafo.
Análise do mercado
Depois da análise dos itens acima, você já terá uma noção do quanto cobrar para fotografar. Porém, antes de fechar o preço é necessário analisar o mercado para saber se o seu preço está competitivo.
- Definir o público alvo;
- Valor agregado;
- Análise da concorrência.
Defina o seu público alvo
Antes de se lançar no mercado é imprescindível saber para quem você vai vender os seus serviços. Gaste um tempo para estudar os diversos perfis de consumidores e definir o público alvo do seu trabalho.
O seu público alvo é o parâmetro mais importante na hora de colocar preço no seu serviço, observe o comportamento de consumo dele e veja o quanto ele estaria disposto a pagar pelos seus serviços.
Calcule o valor agregado do seu serviço
Quanto custa o seu trabalho e quanto vale o seu trabalho são perguntas completamente diferentes.
O custo do seu trabalho a gente já explicou como calcular. Agora o valor do seu trabalho é definido pelo seu público alvo. Quanto o seu público está disposto a pagar pelos seus serviços?
É agora que você irá perceber se o seu custo está muito algo para suprir as necessidades do mercado que você quer atender ou se você pode acrescentar um valor agregado aos seus serviços e aumentar o seu faturamento.
Quanto mais você investir em capacitação, quanto mais conhecido você for, e quanto mais diferente e único for o seu trabalho, maior será o seu valor agregado.
Analise a sua concorrência
É preciso saber onde você está pisando. Analise a sua concorrência. Faça uma lista dos fotógrafos que atuam no mesmo segmento que você e vendem os seus serviços para o seu público alvo.
Depois, tente descobrir quanto eles cobram para fazer um trabalho. Assim você conseguirá definir um limite inferior e outro superior de valores para você atuar. Não coloque o seu preço muito abaixo do menor valor, pois o seu público entenderá que trata-se de um serviço inferior. Também não coloque o seu preço muito acima do maior orçamento, pois o seu público não estará disposto a pagar. Neste caso é melhor definir no meio termo.
Quanto cobrar para fotografar
Chegou a hora de juntar tudo e definir o preço do seu trabalho. Para fins didáticos, vamos supor que você seja um fotógrafo de casamento.
Sendo assim, os períodos mais procurados para você fotografar são os fins de semana. Em média, em um mês temos 4 fins de semanas. Contando sexta, sábado e domingo você pode cobrir 12 casamentos por mês. Mas, não são em todos os meses que você conseguirá fechar esse número, então vamos trabalhar na média e considerar 6 eventos por mês.
Logo temos:
- 6 eventos por mês;
- Vamos considerar o custo total para você fotografar como 1.000;
- Vamos considerar um salário de 2.000;
- Vamos considerar a depreciação dos seus equipamentos em 500;
- Por último, vamos trabalhar com um percentual de 30% de lucro;
Agora vamos somar o custo total com o salário que você almeja e a depreciação dos equipamentos. Agora dividimos a somatória pelo número de eventos no mês e aplicamos a parcela de lucro.
Com isso chegamos a um valor de 4.550 por evento. Este seria o preço que você deveria cobrar por evento para ter o salário estipulado e mais 30% de lucro.
Agora precisamos verificar se esse valor é viável, utilizando os dados colhidos na nossa análise de mercado. Para isso pegamos o valor de 4.550 e verificamos se ele está dentro do intervalo do valor agregado definido anteriormente.
Se ele estiver muito próximo do menor valor, podemos aumentar o nosso preço e consequentemente o nosso lucro. No contrário, se o nosso preço estiver muito próximo do maior valor, podemos diminuir um pouco a margem de lucro para ganhar mercado. Se o nosso preço estiver fora do intervalo será preciso refazer o processo até que consiga se adequar ao mercado.