A sensibilidade de ISO é um dos três pilares da fotografia que devemos controlar para ter uma exposição equilibrada. Mas, é preciso ter cuidado ao manipular o ISO na hora do clique, pois como já vimos aqui, quanto maior o ISO escolhido, mais ruído terá a sua foto. Isso não quer dizer que você não deve aumentar o ISO na hora de fotografar. Na verdade você deve aumenta-lo quando necessário.
Mas quando você deve aumentar o ISO da câmera para obter o resultado desejado?
Índice
- O triângulo de exposição
- Aumentar o ISO para garantir a nitidez da imagem ao fotografar com a câmera nas mãos
- Aumentar o ISO para congelar movimentos de objetos em alta velocidade
- Em fotografia noturna é obrigatório aumentar o ISO
- Quando saber se é necessário aumentar o ISO
O triângulo de exposição
Antes de continuar a ler este post, é necessário que o conceito do triângulo de exposição esteja bem claro na sua mente. Saber quais os efeitos cada um dos pilares da fotografia irá causar na sua imagem é de suma importância na hora de configurar a exposição da sua foto.
Então, o resultado que você quer atingir irá ditar qual parâmetro deverá ser modificado.
Aumentar o ISO para garantir a nitidez da imagem ao fotografar com a câmera nas mãos
Dependendo da lente que você está usando pode ser difícil estabilizar a câmera para garantir uma foto nítida. Esse problema é muito comum com as teleobjetivas longas.
A regra básica para não ter fotos tremidas diz que a velocidade mínima do obturador para garantir a nitidez da imagem de ser o inverso da distância focal. Em outras palavras: para se obter uma foto nítida com uma 200 mm, devo configurar a velocidade do obturador para no mínimo 1/200s.
Logo, se você não conseguir compensar a exposição com a abertura do diafragma, terá que aumentar o ISO.
Aumentar o ISO para congelar movimentos de objetos em alta velocidade
Para congelar a imagem de objetos que se movem rapidamente é necessário aumentar a velocidade do obturador, com isso faz necessário compensar a exposição configurando o diafragma e o ISO. E quando a sua lente não é muito clara e não há abertura de diafragma suficiente para conseguir a exposição ideal, se faz necessário aumentar o ISO da câmera.
Em fotografia noturna é obrigatório aumentar o ISO
A falta de luz durante a noite não é impedimento para a fotografia noturna. Neste caso é obrigatório trabalhar com ISOs mais altos para garantir velocidades mais elevadas.
Quando saber se é necessário aumentar o ISO
- Sempre que precisar aumentar a velocidade do obturador e não conseguir compensar a exposição com o diafragma.
- Quando estiver fotografando em condições de baixa luminosidade.
Antes de alterar o ISO da sua câmera teste e veja o nível de ruído que cada ISO irá causar na sua imagem para saber qual é o limite aceitável para o seu equipamento. Não tenha medo de aumentar o ISO da câmera quando necessário, mas opte sempre por fotografar utilizando o menor nível de ISO possível para reduzir os ruídos da sua foto.
Deixe um comentário