Quando usar o foco manual para melhorar sua foto

Foco Manual

O avanço da tecnologia de autofoco nos deixou preguiçosos a ponto de esquecer que existe a possibilidade de usar o foco manual. A verdade é que na maioria das vezes a precisão do autofoco é suficiente para obter uma foto nítida e ele poupa um tempo precioso na hora de fotografar.

Mas, em algumas situações autofoco não consegue focar e é necessário recorrer ao foco manual.

Como usar o foco manual

O acionamento do foco manual é feito de forma mecânica através de uma chave localizada na lateral da objetiva. Esta chave é identifica com as siglas AF (autofoco) e M (manual)*.

Ao virar a chave para o modo manual, automaticamente o autofoco é desligado e você tem total controle do foco da câmera. Virando a chave para a posição AF, o autofoco é acionado e a câmera toma o controle novamente.

Quando o foco manual está ativo, para ajustar o foco da cena, o fotógrafo deve girar o anel de foco da objetiva com a mão.

*O modo de acionar o foco manual pode variar dependendo da marca e modelo da sua câmera. Algumas câmeras da Nikon, por exemplo, há duas chaves, uma na objetiva e outra no corpo da câmera e as duas chaves devem ser acionadas para ativar o modo de foco manual. Por tanto, consulte o manual de instruções da sua câmera para saber a forma correta de ativar e desativar o modo de focagem.

Em quais situações deve-se usar o foco manual

Na maioria das vezes, o autofoco da sua câmera dará conta do recado, porém nas situações abaixo é recomendado o uso do foco manual.

Pouca luz: O autofoco funciona comparando o contraste dos elementos da cena para definir o foco perfeito, logo em situações de pouca luz não há contraste suficiente para a sua câmera fazer o foco automático.

Nestes casos, ative o foco manual e gire o anel de foco até obter um resultado satisfatório.

Pequenos detalhes: O autofoco da sua câmera pode encontrar alguma dificuldade para focar pequenos objetos ou detalhes, principalmente se você estiver fotografando com baixa profundidade de campo.

Ative o foco manual para resolver o problema.

Fotos através de um vidro: Quando há um obstáculo entre o assunto a ser fotografado e a câmera é muito comum que o autofoco se confunda e foque o obstáculo. Um bom exemplo disso é quando se quer fotografar um assunto que se encontra atrás de uma barreira de vidro. O reflexo confunde o auto foco e a solução é partir para o foco manual.

Pré-foco: O pré-foco é quando você precisa focar um ponto antes que o assunto ocupe aquele ponto. Por exemplo, quando assunto está em movimento e irá entrar no enquadramento ou quando você deseja fazer um autorretrato.

Nestas situações, ative o foco manual, faça o foco no ponto (pode-se usar um objeto e depois retirá-lo) e espere o assunto passar pelo ponto de foco para disparar a câmera.

Pouco detalhe e contraste: Como você já sabe, o autofoco trabalha comparando o contraste da cena.

Se você vai fotografar uma cena com poucos detalhes e baixo contraste, como uma parede lisa branca, irá precisar fazer o foco manualmente.

Estas são as principais situações em que você precisará usar o foco manual da sua câmera, mas sempre que o autofoco não apresentar um resultado satisfatório, vale a pena tentar um ajuste fino.

5/5 - (1 vote)
Post
Quando usar o foco manual para melhorar sua foto
Título
Quando usar o foco manual para melhorar sua foto
Descrição
O avanço da tecnologia de autofoco nos deixou preguiçosos a ponto de esquecer que existe a possibilidade de usar o foco manual.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *