Apesar da alta tecnologia empregada no sistema de autofoco das câmeras digitais, não podemos esquecer que existe o foco manual e que muitas vezes precisamos usá-lo.
Há situações em que o autofoco não consegue fazer o seu trabalho ou não o faz de forma satisfatória. É nessas horas que a experiência do fotógrafo conta ponto e ele deve fazer o foco de forma manual para garantir a qualidade da imagem.
Antes de continuar, veja aqui como funciona o sistema de autofoco da sua câmera.
Vamos listar aqui algumas situações que devemos desligar o autofoco e fazer o serviço sozinho:
Veja como usar o foco manual da sua câmera.
1- Quando não há contraste suficiente
O autofoco analisa o contraste da cena para determinar o foco mais adequado para fazer a fotografia. Por isso, quando a zona de foco não tem contraste suficiente o sistema de automático não consegue determinar o ponto de foco e fica tentando focar sem sucesso.
É hora de desligar o piloto automático e fazer o foco manualmente.
2- Quando não há luz suficiente
Fotografia é luz. E todo o processo fotográfico se baseia na quantidade de luz disponível na cena para fazer uma foto de qualidade. Em casos onde não há luz suficiente, a câmera não consegue definir um ponto de foco na cena, assim caímos no caso anterior de falta de contraste e devemos, mais uma vez, usar o foco manual.
3- Em fotografia de paisagem, quando queremos uma maior profundidade de campo
Na fotografia de paisagem, muitas vezes, queremos que toda a cena esteja em foco, isto é, desde o elemento mais próximo até o mais distante.
Uma solução para isso seria fechar o diafragma ao máximo para aumentar a profundidade de campo. Mas, isso nem sempre é suficiente. A melhor forma para fazer fotos de paisagem com grande profundidade de campo é usar a distância hiperfocal.
4- Desligue o autofoco para fazer HDR
Para fazer uma foto HDR você precisará fazer vários cliques da mesma cena com exposições diferentes. Veja como funciona a técnica de HDR. Todas as imagens devem ter o mesmo ponto de foco e enquadramento, portanto é imprescindível desligar o autofoco e fazer o foco da cena de modo manual para obter o mesmo resultado em todos os cliques.
5- Desligue o autofoco para fotografar através de vidros
Se precisa fazer uma foto de um objeto que se encontra atrás de um vidro o reflexo poderá atrapalhá-lo bastante. Neste caso, além do filtro polarizador, fazer o foco manual garantirá uma imagem melhor.
6- Em fotografias macro com baixa profundidade de campo
Quando trabalhamos com uma profundidade de campo muito reduzida, o sistema de autofoco tem dificuldade em estabelecer o foco da cena. Se você usar uma lente macro ou algum outro acessório de aproximação, o problema se acentua. E você terá que usar o foco manual mais uma vez.
Estas são as situações mais críticas que precisamos usar o foco manual da câmera. Se souberem de mais alguma, participem deixando um comentário no post.
Deixe um comentário