A regra dos terços é tida como a base da composição fotográfica. É usada por praticamente todos os fotógrafas e está presente em milhões de fotos em todo o mundo. Mas existe um caminho melhor para conseguir a imagem perfeita: a proporção áurea.
A proporção áurea é representada pela Espiral de Fibonacci. É essa espiral que irá nos guiar na hora de compor a cena a ser fotografada. Ela nos fornece uma série de linhas que irão nos auxiliar na hora de alinhar a imagem.
É importante frisar aqui que existem 8 possibilidades de orientação da espiral no frame e isso abre um leque infinito de possibilidades na hora de compor a imagem.
Como visualizar a proporção áurea no lightroom?
Devido a sua complexidade, a Espiral de Fibonacci não está disponível no visor da maioria das câmeras, mas é possível acessá-la no Lightroom. Para isto, basta acionar a ferramenta de corte, depois pressione a tecla “O” para que o Ligthroom mude o grid apresentado sobre a imagem. Repita a operação até que a espiral apareça. Para ver as 8 opções de posicionamento possíveis pressione “Shift” + “O”.
Se sobrepormos a regra dos terços e a proporção áurea veremos que o miolo da espiral coincide com a interseção inferior da regra dos terços.
Rotacionando a espiral podemos coincidir com os quatro pontos de interseção da regra dos terços, porém temos como resultada uma grid muito complexa.
Proporção Áurea vs Regra dos Terços
Por ser mais simples de visualizar e de entender, a regra dos terços tornou-se a preferida dos fotógrafos.
A magia da proporção áurea está no arco da espiral. Ao colocar os elementos da cena ao longo de uma linha curva, invés de posicioná-los em pontos fixos provenientes do cruzamento de linhas retas, o olhar do observador é conduzido ao redor da imagem até o ponto de maior interesse que é o miolo da espiral. É como uma guia imaginária apontando para onde os olhos devem ir.
Como funciona na prática? Vejamos agora algumas imagens com a espiral aplicada.
Gostou do post? Compartilhe conosco as suas imagens compostas com a proporção áurea.
Deixe um comentário