Você já usou o botão de pré-visualização de profundidade de campo da sua câmera? Ele permite ver uma prévia dos efeitos da abertura do diafragma na sua imagem.
Sem dúvida é uma grande ajuda para se ter uma ideia do resultado que obterá com a abertura do diafragma selecionada na câmera e o ponto de foco da cena, assim o fotógrafo pode corrigir as configurações da imagem antes do clique para obter o efeito desejado.
Índice
- Onde está o botão de pré-visualização de profundidade de campo?
- Por que usar a pré-visualização de profundidade de campo?
- Por que isso acontece?
- Por que a pré-visualização aparece mais escura?
- Quando deve-se usar a pré-visualização da profundidade de campo?
Onde está o botão de pré-visualização de profundidade de campo?
[Imagem]
O botão de pré-visualização de profundidade de campo, se encontra, na maioria dos modelos de câmeras, no corpo do equipamento, na parte da frente, próximo ao local onde se encaixa a objetiva.
Se não encontrar o botão, dê uma lida no manual de instruções da sua câmera e veja se ela conta com esse recurso.
Por que usar a pré-visualização de profundidade de campo?
A profundidade de campo é um elemento muito importante para a composição fotográfica. O principal fator para determina-la é a abertura do diafragma, mas os outros dois pilares da fotografia básica, o ponto de foco da imagem e até a objetiva usada irão influenciar a profundidade de campo da foto.
O problema é que na hora de fotografar, quando olhamos pelo visor ótico da câmera e variamos a configuração do diafragma, não vemos o efeito da profundidade de campo e isso pode causar erros na foto final.
Por que isso acontece?
A resposta a esse problema está no funcionamento do diafragma. A posição normal do diafragma é permanecer totalmente aberto. Somente quando o botão de disparo é pressionado que o diafragma fecha até o ponto em que foi previamente configurado pelo fotógrafo para fazer a foto e, em seguida, ele abre novamente.
É por isso que o visor da câmera não mostra a profundidade de campo, mesmo quando variamos a abertura do diafragma.
Ao apertar o botão de pré-visualização de profundidade de campo, a câmera fecha o diafragma até o ponto configurado pelo fotógrafo e com isso é possível ver qual será o resultado final da imagem.
Por que a pré-visualização aparece mais escura?
Para responder essa pergunta é preciso lembrar que para ter uma foto com uma exposição correta é necessário equilibrar os 3 pilares da fotografia, que são a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o tempo de exposição.
Quando apertamos o botão para pré-visualizar a profundidade de campo, estamos apenas alterando a abertura do diafragma, os outros pilares da exposição não são afetados. Por isso, esse botão serve apenas para conferir a profundidade de campo da imagem.
Quando deve-se usar a pré-visualização da profundidade de campo?
Toda vez que quiser conferir o resultado final da sua imagem, pode usar o botão de pré-visualização da profundidade de campo. Mas, há algumas situações que ele é mais útil:
Fotografia de paisagem
Não é fácil ficar calculando a distância de foco para obter a distância hiperfocal e conseguir uma imagem mais nítida. Neste caso, o botão de pré-visualização da profundidade de campo pode ajudar a descobrir o ponto correto para fazer o foco da foto.
Fotografia macro
Na fotografia macro, como trabalhamos com uma distância focal muito reduzida a profundidade de campo pode se tornar um problema difícil de se controlar. Neste caso, o nosso botão mágico pode ser de muita ajuda na hora de fazer o ajuste fino no foco da imagem.
Fotografia com grandes aberturas
Se está utilizando uma lente clara com uma abertura grande é complicado conseguir que tudo que deseja fique nítido na imagem final. Mais uma vez, o botão de pré-visualização da profundidade de campo se faz útil para garantir a qualidade do seu trabalho.
Estas são as principais, mas existem outras inúmeras situações em que o simples pressionar desse botão pode facilitar sua vida na hora de fotografar e até evitar que perca uma imagem.
Deixe um comentário