Ícone do site Olha o Passarinho

Por que os relógios sempre marcam 10h10 nas fotos de anúncios publicitários?

Pesquisando fotos de anúncios de relógios, uma questão ficou martelando na minha cabeça: por que os relógios sempre marcavam 10h10 nestas fotos? Ao desvendar esse mistério tive uma aula de composição fotográfica que resolvi compartilhar com vocês.

A razão para os relógios marcarem sempre 10h10 nas fotos dos anúncios publicitários é puramente estética. Mas, esse horário não foi escolhido aleatoriamente, ele é fruto de um estudo profundo que levou em consideração principalmente o impacto que ele causaria no consumidor.

Como fotografar relógios para campanhas publicitárias

Ao preparar um relógio para ser fotografado, o primeiro ponto a observar é a posição dos ponteiros, estes nunca devem estar sobrepostos, pois pareceria que o relógio só tem um ponteiro. Com isso eliminamos os horários: 12h00, 01h05, 02h10 e assim sucessivamente.

Também devemos eliminar todos os horários em que os ponteiros estejam muito perto um do outro. A distância mínima que um ponteiro deve ter do outro é de 10 minutos ou 60 graus.

Devemos evitar horários em que os ponteiros do relógio formam ângulos de 180º, pois desta forma fica parecendo que há somente um ponteiro bem grande que atravessa toda a circunferência do mostrador.

Sabemos também que alguns relógios não mostram todos os números na circunferência. Alguns modelos apresentam apenas os números 12, 3, 6 e 9 ou símbolos nos lugares deste. Para não ficar um ponteiro apontando para um número ou símbolo e o outro apontando para o vazio, eliminam-se horários como 11h15 ou 01h45.

Tendo em vista o que já foi dito até aqui, tiramos a primeira regra de composição fotográfica para fotos de anúncios de relógios: os ponteiros não devem estar a menos de 10 minutos e mais de 20 minutos de distância um do outro.

Depois das observações acima nos restou os seguintes horários para escolher: 01h25, 01h50, 02h55, 04h40, 05h05, 07h55, 08h20, 10h10 e 11h40. Destes, vamos eliminar todos os horários que passam uma mensagem negativa. Por exemplo, em português, quando é 02h55, falamos que faltam 5 minutos para as 3 horas. Porém, em outras línguas, como o inglês e espanhol, fala-se três horas menos cinco minutos. Como queremos vender um produto, devemos usar uma linguagem positiva, logo eliminamos os seguintes horários da nossa lista: 02h55, 04h40, 07h55 e 11h40.

Eliminamos 01h25 porque quando o relógio marca esse horário o ponteiro das horas está a meio caminho entre os números 1 e 2. Consequentemente eliminamos também o horário 05h05 por ser o inverso.

Por fim, nos restam apenas 2 horários a escolher: 08h20 e 10h10. Eliminamos 08h20 porque o desenho que ele forma no mostrador do relógio é uma carinha triste. Ao contrário, 10h10 forma uma carinha feliz, como se o relógio estivesse sorrindo para o consumidor. Logo, 10h10 é o horário ideal para se fotografar um relógio.

E o ponteiro de segundos?

Se o seu relógio possui ponteiro de segundos, posicione-o em 25 ou 35 segundos. Assim você mantem a estética da composição da imagem.

Acerte o seu relógio para 10h10

Um sorriso pode ajudar nas vendas, mas imagine um sorriso com a sua marca?

Um outro detalhe que talvez você não tenha percebido é que todos os fabricantes de relógios posicionam a sua marca na parte superior do mostrador. Com isso, ao configurar o horário do relógio para 10h10, você fecha a marca do fabricante em um sorriso e isso causa um grande impacto no consumidor.

Por isso, 10h10 ficou conhecida como a hora feliz e se consolidou como o horário mais fotogênico para fotos de anúncios de relógios.

E as fotos dos relógios digitais?

Uma das primeiras marcas a publicar uma foto de anúncio de relógio marcando 10h10 foi a americana Hamilton Watch em 1926. Com o tempo as outras marcas adotaram o esquema de composição que virou padrão para a indústria.

Naquela época, ainda não existia os relógios digitais, porém, como o horário 10h10 virou padrão para produção de imagens da indústria de relógios, adotou-se o mesmo horário para os mostradores digitais, apenas por conveniência.

5/5 - (1 vote)
Post
Título
Por que os relógios sempre marcam 10h10 nas fotos de anúncios publicitários?
Descrição
A posição dos ponteiros dos relógios em fotos de anúncios publicitários é fruto de um estudo que considera o impacto causado no consumidor.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho