A perspectiva é uma poderosa ferramenta de composição fotográfica que, se usada corretamente, pode trazer resultados incríveis para o seu trabalho. Vale lembrar que a composição fotográfica consiste em organizar os elementos em cena de forma a obter uma fotografia equilibrada, harmoniosa e esteticamente agradável.
Índice
- Como percebemos o mundo em 3 dimensões?
- O que é perspectiva?
- Tipos de perspectiva
- Como tirar maior proveito da perspectiva em suas fotos
Como percebemos o mundo em 3 dimensões?
Parece óbvio, mas para ver o mundo em 3 dimensões é necessário ter 2 olhos. Logo, pessoas que, por algum motivo, perderam a visão de um dos olhos não possuem essa noção tridimensional.
A visão 3D funciona da seguinte forma: cada olho registra a mesma imagem de forma diferente, devido à posição que se encontram na face. O cérebro recebe essas duas imagens e utilizando um complexo algoritmo calcula as distâncias entre os elementos remontando a cena no espaço tridimensional. É isto que dá a sensação de profundidade e volume dos objetos.
O que é perspectiva?
A fotografia é a representação bidimensional de um mundo tridimensional. Mas, com o uso da perspectiva é possível simular uma profundidade na imagem que é entendida pelo cérebro como um espaço 3D.
Por definição a perspectiva é uma técnica de representação tridimensional que possibilita criar a ilusão de profundidade e volume nas imagens e objetos.
Antes de continuarmos é importante conhecermos alguns elementos importantes que usaremos na hora de compor a fotografia:
Linha do horizonte (LH): é uma linha imaginária que representa a o nível dos olhos do observador. Em uma paisagem é a linha que divide o céu e a terra. Esta linha deve ser sempre paralela às bordas superior e inferior da imagem para não causar desconforto aos olhos de quem vê a foto.
Ponto de vista (PV): é o ponto de convergência do olhar do observador. É definido traçando uma linha perpendicular à linha do horizonte no local onde se encontra o observador. O cruzamento desta linha com a linha do horizonte é o ponto de vista.
Ponto de fuga (PF): é o ponto para onde convergem todas as linhas de fuga dos elementos da imagem.
O ponto de fuga pode estar situado tanto na linha do horizonte ou na perpendicular do ponto de fuga. Em alguns casos, ele pode ser posicionado em posição especial fora das linhas de apoio.
Há situações que poderão ocorrer mais de um ponto de fuga na mesma imagem.
Linhas de fuga (LF): são linhas imaginárias, traçadas na imagem, que convergem para o ponto de fuga. É a trajetória dessas linhas fumo ao ponto de fuga que proporcionam a sensação de profundidade da imagem.
Tipos de perspectiva
É importante conhecer os tipos de perspectiva e saber como aplica-los na composição fotográfica para obter o resultado desejado.
Perspectiva linear
Na perspectiva linear as linhas de fuga convergem para um ponto de fuga provocando a sensação de profundidade e distância.
Podemos potencializar esse efeito de duas maneiras: utilizando uma lente grande angular ou alterando o ângulo de visão.
Fotografando com uma lente grande angular temos a profundidade de campo ampliada e uma deformação nas bordas que causam um exagero da perspectiva da imagem.
Variando o ângulo de disparo podemos acentuar ou amenizar a perspectiva da imagem conforme veremos abaixo:
Ângulo Picado ou Plongê: é quando fazemos a foto de cima para baixo. Isto aumenta a profundidade da imagem e passa a sensação de inferioridade.
Ângulo contra-picado ou contra-plongê: é quando a foto é feita de baixo para cima. Isto aumenta a profundidade da imagem e passa a noção de superioridade.
Ângulo normal: a imagem é feita no mesmo nível do observador. Com este ângulo obtemos uma imagem mais natural.
Nadir: é o contra-plongê ao extremo. A fotografia é feita de baixo para cima de um ponto paralelo ao plano inferior. Seria como colocar a câmera no chão com a lente voltada para cima. Este ângulo potencializa ainda mais a profundidade da imagem.
Zênite: é o contrário do nadir. Seria uma fotografia aérea com a câmera posicionada de forma paralela ao solo. Este ângulo também potencializa a profundidade da imagem.
Perspectiva aérea
Este tipo também é conhecido como perspectiva atmosférica. Neste caso, a profundidade da imagem é potencializada pelas condições ambientais que provocam variações de tons nos elementos dos planos distintos.
As tonalidades mais frias são interpretadas pelo nosso cérebro como elementos que estão mais distantes, enquanto as mais quentes como elementos mais próximos.
Perspectiva forçada
A perspectiva forçada é usada na fotografia criativa. É uma técnica de composição fotográfica que permite a manipulação dos planos da cena criando interação entre elementos distantes.
Foto: Gilmar Silva, conheça mais sobre o trabalho desse fotógrafo.
Como tirar maior proveito da perspectiva em suas fotos
- Utilize uma abertura de obturador pequena para fazer fotografia de paisagem, assim terá uma grande profundidade de campo e garantirá que todos os elementos estejam focados;
- Para fotografar pessoas, edifícios ou objetos muito grandes, abra o diafragma e diminua a profundidade de campo, assim terá um fundo desfocado como se este estivesse bem longe;
- Para fazer imagens utilizando a técnica de perspectiva forçada é necessário que utilize uma abertura pequena de diafragma para que todos os elementos da cena estejam em foco;
- Na perspectiva linear, quanto mais linhas retas tivermos melhor. Elas guiarão o olhar do observador para o ponto de convergência;
- Posicionando a câmera em um plano mais baixo as linhas horizontais parecem bem mais separadas no início, potencializando a perspectiva;
- É possível potencializar o tamanho de objetos da cena inserindo outros elementos de escala conhecida para comparação;
- Busque perspectivas e pontos de vistas diferenciados para obter uma imagem de maior impacto.