Ignorada por muitos fotógrafos, a lente do kit, se usada da maneira correta, pode produzir belas fotos como qualquer outra objetiva do mercado.
A lente do kit é barata e muito versátil e isso é uma grande vantagem se comparada as outras objetivas do mercado. Mas, a sua pior desvantagem é ser escura, geralmente a abertura mínima dessas lentes gira em torno de f/3.5.
As distâncias focais disponíveis em uma lente de kit são perfeitas para manter a naturalidade das fotografias. Com elas você tem a opção de fotografar com uma grande-angular e fazer belas fotos de paisagens, pode escolher uma meia distância focal para retratos ou mesmo registrar detalhes como numa tele.
Fotografando retratos com a lente do kit
A versatilidade de uma lente do kit a faz uma boa opção para fotografar retratos, uma vez que podemos configurar a sua distância focal e conseguir uma visão próxima ao olho humano.
Para fazer um belo retrato coloque sua objetiva em 50 mm. Isso vai permitir que você fotografe o modelo a uma distância confortável e ainda assim consiga desfocar o fundo.
Fotografia macro com a lente do kit
Se você quiser mostrar um pouco mais de detalhes de um assunto, mas não tem uma objetiva macro, a lente do kit pode lhe ajudar.
Estas lentes, geralmente, possuem uma distância mínima de foco relativamente pequena, algo entre 30cm a 45cm, o que permite aproximar um pouco mais a câmera do assunto sem perder o foco.
Para fazer uma fotografia macro com sua lente do kit, coloque-a na maior distância focal possível. Enquadre o assunto e aproxime até o limite de foco da objetiva.
A melhor companheira de viagem
A sua lente de kit é a melhor companheira de viagem e não pode ficar de fora da sua mala nas próximas férias.
Isso porque ela é barata, se acontecer algum acidente o prejuízo é menor. Ela é bem leve, se comparada com as outras objetivas. Por ser pequena, não ocupa muito espaço e não chama a atenção. E é versátil, uma única lente lhe proporciona fotografar todo o ambiente com ângulos bem abertos ou algum detalhe distante como uma teleobjetiva.
Como tirar melhor proveito da sua lente do kit
Não existe lente ruim, desde que você saiba usá-la de forma correta. Conhecer a limitações do equipamento é primordial para conseguir tirar o máximo dele.
Por ser escura, a lente do kit trará melhores resultados em ambientes com muita luz disponível.
Elas produzem distorções como qualquer outra lente, mas estas podem ser corrigidas em qualquer software de edição de imagens facilmente.
Vazamentos de luz podem ser evitados utilizando um para-sol.
E por último, para maior nitidez, utilize aberturas intermediárias.