No meio da confusão causada pela publicidade do iPhone 7, onde insinuou que o usuário do smartphone poderia substituir o fotógrafo profissional, surgem as novas versões do aparelho da Apple os iPhone 8, iPhone 8 Plus e a versão comemorativa de 10 anos de lançamento o iPhone X.
Sem grandes mudanças no design e no hardware com relação à versão anterior, mas com avanços consideráveis no setor fotográfico. Isto mostra que a fotografia mobile vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e vem briga de cachorro grande por aí.
Mas quais são essas evoluções? As novas versões do iPhone são equipadas com câmeras de 12 megapixel, como a versão anterior, mas novo sensor é 83% mais sensível à luz, isto garante melhor eficiência em condições de baixa luminosidade. Há também um controle aprimorado para redução de ruídos. A lente tem abertura máxima de f/1.8 e zoom com estabilizador óptico.
O iPhone 8 Plus além das configurações acima, vem com uma câmera secundária de 12 megapixel e com lente com abertura máxima de f/2.8.
A Apple dedicou horas a mais para aprimorar a função retrato do iPhone. Agora esta função conta com um sistema diferenciado de iluminação que simula vários efeitos. E tudo pode ser visto em tempo real no live view.
Agora também é possível gravar vídeos em câmera lenta com qualidade fullHD a 240 quadros por segundo.
Mesmo com todos esses avanços, o iPhone não substitui as câmeras DLRS e muito menos elimina os fotógrafos profissionais, mas é um boa opção para amantes da fotografia que querem uma câmera compacta, que cabe no bolso, para fotografar momentos cotidianos do seu dia-a-dia.