A hora dourada produz as melhores condições de luz para se fotografar, por tanto sempre que possível aproveite esse momento do dia para fazer aquele registro arrasador.
A hora dourada, também conhecida como hora mágica ou hora de ouro, ocorre duas vezes ao dia: logo após o nascer do sol e pouco antes de se pôr.
Para via de regra, o fenômeno corre 1 hora depois do nascer do sol e 1 hora antes do pôr do sol. Mas isso não é uma ciência exata e a hora dourada pode durar mais ou menos tempo ou mesmo começar antes ou depois do previsto. Tudo vai depender do local do planeta onde você se encontra e das condições meteorológicas do dia.
Para se ter uma estimativa de quando teremos essas condições de luz, consulte a hora do nascer e do pôr do sol em um bom site de previsão de tempo como o Accuwether e pesquise pelo local onde irá fotografar.
No entanto, o melhor momento para aproveitar a hora dourada é ao amanhecer, pois neste horário a maioria das pessoas ainda está dormindo, logo você terá menos interferência na cena e poderá registrar sua foto tranquilamente.
Como fotografar na hora dourada
Para não perder esse momento, preparamos algumas dicas para você capturar imagens deslumbrantes durante a hora dourada.
- Não deixe sua câmera com o balanço de branco no automático. Neste modo, a câmera irá neutralizar os tons de pele inserindo azul na imagem.
- A hora dourada estará disponível por um curto período de tempo, por tanto planeje bem o que vai fazer antes, chegue ao local com pelo menos 1 hora de antecedência para organizar tudo e posicionar as modelos nos lugares e ajustar os detalhes da imagem.
- O uso de flash externo ou iluminação auxiliar é permitido para iluminar o objeto retratado e evitar silhuetas;
- Você pode conseguir belos flares neste horário sem sacrificar a qualidade da sua imagem. Use e abuse dos flares, se o seu projeto permitir;
- Use uma lente grande-angular para captar toda a beleza da hora azul no fundo da foto.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe suas fotos na hora dourada conosco usando a hastgag #olhaopassarinhohoradourada
Deixe um comentário