Você se esforça para ser um bom fotógrafo. Estuda, investe em equipamentos, faz fotos dignas de prêmio, mas não ganha dinheiro com a sua fotografia. O que está dando errado? Por que os clientes não te contratam?
Índice
- Fazer fotos bonitas não garante o sucesso profissional
- Quem não tem portfólio não ganha dinheiro
- Saia do casulo
- Aprenda a vender o seu peixe
- Nunca desista dos seus sonhos
Todo fotógrafo sonha em viver de fotografia. Ganhar dinheiro suficiente para se sustentar e ainda comprar os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado. Porém, nem todo profissional consegue atingir esse nível de satisfação. Neste post vamos listar alguns possíveis motivos de você não ganhar dinheiro fotografando.
Fazer fotos bonitas não garante o sucesso profissional
Saber fotografar, investir em conhecimento e aplicar as técnicas fotográficas corretamente são requisitos básicos para se tornar um bom fotógrafo. Mas, fazer fotos bonitas não é garantia de dinheiro no fim do mês, simplesmente porque fotos bonitas não trás clientes.
Calma, não estou ficando doido. Deixa eu explicar. Não adianta ter várias fotos bonitas no seu portfólio, se você não correr atrás dos clientes. A foto em si não trás o cliente, você tem que busca-lo e aí sim a qualidade do seu trabalho fará a diferença.
Quem não tem portfólio não ganha dinheiro
Uma das ferramentas mais importantes para um fotógrafo é o portfólio, sem ele cliente nenhum irá fechar um contrato com você.
Portanto, a dica número 2 para ganhar dinheiro com fotografia é investir em um portfólio de impacto. Você vai precisar de um portfólio online, esse server para atrair os clientes, e um portfólio impresso, que servirá para apresentar o seu trabalho quando o cliente já estiver em negociação com você no seu escritório.
Não sabe como fazer um portfólio? Veja as nossas dicas para construir o seu portfólio on line de impacto.
Saia do casulo
Não adianta fazer fotos bonitas e ter um bom portfólio se você não divulgar o seu trabalho. Apareça! Mostre o seu trabalho para o máximo de pessoas possíveis. Invista em marketing, faça um cartão de visitas, faça um panfleto, participe de feiras e eventos onde o seu publico alvo estará.
Se não divulgar o seu trabalho, ninguém saberá que você é um fotógrafo.
Aprenda a vender o seu peixe
Depois que você fisgar o cliente, terá um desafio pela frente que é convencê-lo a te contratar. E nessa hora é determinante saber vender o seu trabalho.
Utilize todos os recursos disponíveis para fazer o cliente perceber o valor que o seu trabalho agregará ao projeto dele. Se conseguir fazer isso ele irá fechar o contrato com você na hora.
Nunca desista dos seus sonhos
O caminho é longo e árduo. No início é muito difícil. É só com muito trabalho que você conseguirá o primeiro cliente, depois o segundo, até conquistar o seu lugar no mercado. E não pense você que depois disso a ralação diminui. Na vida do fotógrafo, cada dia é um recomeço e é tempo de conquistar um novo cliente.
O importante é não desistir. Se quer viver de fotografia, seja persistente e saiba que o sucesso não vem de graça, é fruto do seu trabalho.
Agora que você viu porque não ganha dinheiro com a sua fotografia, chegou a hora de saber quanto cobrar pelos seus serviços.
Deixe um comentário