Sair clicando pelas ruas da cidade pode ser muito prazeroso, mas como fugir do olhar comum e registrar uma visão original. Este é um grande desafio de quem gosta de fotografia urbana, principalmente em cidades turísticas, cujas paisagens já foram registradas por milhares de pessoas.
Mas, é possível fugir da abordagem turística e mostrar o verdadeiro esplendor das cidades por onde passa. Confira essas 10 super dicas para criar fotos urbanas de destaque.
1- Foque no fora do comum.
À medida que vai andando pela cidade, esteja atento a tudo que tenha um aspecto diferente, assim conseguirá fotos com mais interesse e impacto.
2- Fora da rota
Se você se limitar aos roteiros turísticos, dificilmente conseguira imagens originais, por tanto procure rotas alternativas e locais menos visitados. Uma dica, são os mercados locais, excelentes cenários para ótimas fotografias.
3- Alivie a carga
As pessoas se sentem intimidadas quando vêem fotógrafos com muito equipamento. Leve apenas o indispensável: uma objetiva super zoom é o ideal , pois permite o registro de praticamente todo o tipo de cena urbana.
4- Utilize o modo programa
Não perca tempo, pois num piscar de olhos você pode perder uma foto. Coloque a câmera no modo Programa e ganhe agilidade na hora de clicar, se quiser deixe também o ISO no automático para não ter que ficar se preocupando com ele.
5- O melhor horário para a fotografia urbana
Para obter imagens limpas, sem muitas interferências, e aproveitar a melhor luz, acorde cedo e saia para fotografar antes do pôr-do-sol, assim poderá fazer lindas fotos na hora dourada.
6- A cidade não dorme
À noite, novos horizontes se despertam, logo não deixe sua câmera no hotel quando sair para jantar. E na ausência de um tripé, utilize os equipamentos urbanos para apoiar sua câmera.
7- Faça um planejamento
Pesquise o local antes de sair clicando. Faça um mapeamento da cidade e sinalize os locais que deseja fotografar e não se esqueça de se preocupar com a sua segurança e de seu equipamento.
8- A cidade vista do alto é bem mais legal.
Suba o máximo que puder para registrar a cidade do alto. Procure os prédios que permitem o acesso ao terraço.
9- Fotografe o dia-a-dia
Foque na cultura local e não se esqueça que os habitantes da cidade são tão importantes quanto a sua arquitetura.
10- Interaja com a população
No geral, os habitantes das cidades são bem receptivos, por tanto tente conversar com as pessoas, peça dicas de locais inusitados. E se for rolar um retrato, não esqueça de pedir autorização de uso de imagem.