Com o avanço das redes sociais, principalmente o Instagram, a fotografia gastronômica vem ganhando cada vez mais espaço e já é, hoje, um nicho interessante para se trabalhar. Sabe aquela imagem de dar água na boca? Ela vai fazer o seu cliente vender muito mais, mas você precisa convencê-lo disso.
Restaurantes, bares, padarias e lanchonetes se multiplicam pelas esquinas da cidade e cada vez mais demandam por imagens de seus produtos para atrair o consumidor e a qualidade dessas imagens é fator fundamental para o sucesso da campanha de marketing da empresa. Afinal, nós comemos com os olhos.
Estudos apontam que uma boa fotografia gastronômica, que mostre a comida de forma apetitosa, desperta fortes sensações no observador. A fotografia de comida, quando bem produzida, é capaz de aumentar consideravelmente o fluxo sanguíneo no cérebro do observador.
Esse é o principal argumento que você deve usar na hora de convencer o seu cliente a produzir fotos promocionais dos pratos que ele oferece no cardápio.
Pois, usar fotos profissionais é um grande diferencial entre um restaurante que investe neste tipo de serviço e o concorrente que utiliza fotos feitas pelo cozinheiro com o smartphone.
Como convencer um cliente a investir na fotografia gastronômica
O principal argumento para fechar o contrato nós já falamos aí em cima, mas agora é hora de você vender o seu peixe:
- Faça um portfólio com as suas melhores fotografias de gastronomia;
- Mostre um comparativo entre a sua foto e uma foto amadora. Coloque as duas lado-a-lado para o cliente perceber a diferença;
- Fale com o dono do restaurante que, na maioria das vezes, a foto é o primeiro contato que o cliente dele terá com o produto e se for uma foto sem graça ele não terá vontade de comer;
- Explique para o seu cliente que fotos bem produzidas, além de despertar o desejo do consumidor, mostram que o estabelecimento se preocupa com a qualidade e trabalha de forma profissional;
- Por fim, mostre para o seu cliente que o sucesso do restaurante dele depende diretamente da imagem que ele transmite para o seu público alvo.
Fotografia gastronômica vs redes sociais
As pessoas estão cada vez mais conectadas e sentem uma necessidade de mostrar o que estão fazendo, onde estão comendo e o que consomem. É por esse motivo que o Instagram recebe milhões de imagens de gastronomia todos os dias.
Os restaurantes que entenderem isso e investirem na produção fotográfica tem grandes chances de alavancar as vendas.
Veja também:
Como fazer fotografia gastronômica
Fotografia de alimentos: comida real, mas não de verdade
Todas as fotos que ilustram esse post foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Carlos Henrique Santos da Eye Photo Estúdio. Acesse o Instagram e o Facebook dele.
Deixe um comentário