Fotografar em dias de chuva: dicas para fazer belas fotos

Fotografar na chuva

Chuva nunca foi motivo para guardar sua câmera. Fotografar em dias de chuva é uma ótima oportunidade para capturar imagens espetaculares.

A chuva altera totalmente a paisagem e o fotógrafo que souber aproveitar o mal tempo poderá registrar fotos dignas de colocar na moldura.

Para fotografar na chuva é preciso se precaver. Vestir uma capa de chuva e sapatos impermeáveis é imprescindível para garantir o seu conforto. Também é preciso ter um cuidado especial com o equipamento, embrulhando-o adequadamente com plástico para que não molhe. No mercado, há oferta de caixas estanque e sacos vedados para proteger a câmera que são uma boa alternativa, mas se não quiser gastar dinheiro, pode criar a sua proteção com sacos plásticos mesmo.

Uma dica valiosa para manter a saúde do seu equipamento é tirá-lo da bolsa e mantê-lo em local arejado depois de fotografar para que a umidade não acumule, o que pode oxidar as placas eletrônicas e até causar fungos na lente. Compre sacos de sílica gel e deixe dentro da sua bolsa fotográfica, esse composto previne danos com umidade.

Caso perceba a proliferação de fungos na sua lente, procure uma assistência técnica especializada para fazer a manutenção.

Como fotografar na chuva

A principal característica dos dias chuvosos é a luminosidade difusa. Portanto, você precisará compensar isso abrindo mais o diafragma e se preciso aumentar o ISO e o tempo de exposição.

Pode ser necessário o uso de um tripé, dependendo do que deseja fotografar e da velocidade configurada.

Não esqueça de setar o balanço de branco adequado para a sua cena, principalmente se você fotografa em JPG.
Em algumas ocasiões, o autofoco pode não conseguir focar a cena, devido a interferência das gotas de chuva, neste caso é necessário fazer o foco manual.

O que fotografar em dias de chuva

Novas possibilidades se abrem em dias de chuvas. Além das mesmas fotos que fazemos em dias de sol podemos fotografar as gotas de chuva, reflexos, a textura das superfícies molhadas e muito mais.

Fotografando gotas de chuva

Fique atento às gotas de chuva, elas podem proporcionar inúmeras imagens.

Você pode fotografar as gotas de chuva em ação. Para registrar o rastro das gotas ajuste um tempo maior de exposição, tente algo entre 1/50s e 1/160s. Para fazer as gotas desaparecerem, aumente mais o tempo de exposição. Se quiser congelar as gotas de chuva na sua foto, use um tempo de exposição mais rápido em conjunto com o flash.

Fotografando reflexos

Fotografar na chuva

Imagem gentilmente cedida pelo fotógrafo Marcelo Alves

Depois que a chuva passar, saia à caça de poças d’água, elas proporcionam boas imagens criativas.

Para fotografar uma poça d’água é preciso mudar o ângulo de visão. Abaixe a sua câmera e posicione-a de modo a obter o melhor reflexo. Inclua outros elementos da cena no seu enquadramento para fazer fotos criativas.

Fotografando superfícies molhadas

Fotografar na chuva

Imagem gentilmente cedida pelo fotógrafo André Delfino

Fotografar superfícies molhadas também podem render boas fotos. Uma boa opção é fotografar através de um vidro molhado. Variando a profundidade de campo é possível obter diversos efeitos como o registro das gotas de água na superfície do vidro ou a imagem do outro lado.

Fotografando raios

Fotografar na chuva

Imagem gentilmente cedida pelo fotógrafo André Delfino

Em dias de tempestade é possível fazer fotos surpreendentes dos raios que cortam o céu. Para isso prepare um tripé perto da janela e coloque sua câmera com uma lente grande angular, ajuste o tempo de exposição para 30s, ajuste o foco manualmente para o infinito, opte por uma profundidade de campo longa ajustando a abertura do diafragma para f/16 ou f/22 e utilize um disparador remoto. Agora faça vários cliques até obter a foto do raio. É possível captar vários raios na mesma foto ou até juntar vários cliques no Photoshop posteriormente.

Fazendo ensaios fotográficos na chuva

Fotografar na chuva

Imagem gentilmente cedida pelo fotógrafo Belchior Moreira.

Fotografar pessoas na chuva pode render lindas fotos. Crianças brincando com a água, casais sensualizando e a própria modelo molhada são algumas possibilidades.

Na chuva o comportamento das pessoas muda e elas se soltam mais, se sentem mais livres e felizes. Capte os sorrisos, o sentimento e não se esqueça dos detalhes.

Fazendo fotos espontâneas

Saia com a câmera na rua fotografando pessoas na chuva. Você vai conseguir ótimas fotos espontâneas.

A dança dos guardas-chuva, pessoas encolhidas com frio, pessoas procurando abrigo, crianças saindo da escola brincando com as poças. São infinitas possibilidades.

5/5 - (1 vote)
Post
Fotografar em dias de chuva: dicas para fazer belas fotos
Título
Fotografar em dias de chuva: dicas para fazer belas fotos
Descrição
Fotografar em dias de chuva é uma ótima oportunidade para capturar imagens espetaculares. Proteja sua câmera e saia clicando por aí.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *