Fotografar bebês é um nicho fascinante e que pode render um bom dinheiro. Mas, é preciso ficar atento para não cometer pequenos erros que podem causar grandes estragos na sua foto.
Neste post, selecionamos 20 erros que o fotógrafo não deve cometer ao fotografar bebês.
Índice
- Utilizar o flash para fotografar bebês
- Escolher um fundo errado
- A roupa certa para fotografar bebês
- Não escolher o momento certo para o clique
- Colocar o bebê nos braços do irmão mais velho
- Usar uma velocidade muito baixa do obturador
- Olho desfocado
- Cortar partes do corpo do bebê
- Capturar o ângulo errado
- Ignorar os gestos e as emoções
Utilizar o flash para fotografar bebês
O flash é uma luz muito forte, que se usada de forma errada, pode trazer algum dano para o bebe, além de estragar a foto.
É preciso ter muita responsabilidade e segurança para usar flash para fotografar bebês, pois este equipamento pode trazer sérios danos para os pequenos. E em casos extremos pode até cegá-los.
Sabemos que nem sempre temos as condições ideais de iluminação na locação e por isso faz-se necessário o uso do flash, nestes casos use sempre rebatedores e difusores.
Escolher um fundo errado
A escolha do fundo é quesito básico na composição fotográfica. Esta escolha influencia diretamente no sucesso da fotografia.
Escolher um fundo inadequado criará ruídos que tiram a atenção do foco da fotografia que é o bebê.
A roupa certa para fotografar bebês
Escolher o fundo, montar o cenário, ajustar a luz. Nada disso importa se o bebê não tiver vestindo uma roupa que combine com a composição.
A roupa do bebê não é protagonista da foto, a não ser que seja um catálogo de moda, logo ele deve compor a imagem e não se destacar. Ela deve realçar o bebê.
Não escolher o momento certo para o clique
Fotografar bebês requer muita paciência. Os pequenos não entendem comandos e agem como tem vontade. Ao fotógrafo só resta aguardar que todas as necessidades da criança sejam supridas e que ela acalme para que possa fazer a foto.
Uma dica: não se restrinja a um clique único, faça o máximo de cliques que puder e depois escolha a melhor foto.
Colocar o bebê nos braços do irmão mais velho
A foto dos irmãos é uma bela recordação para os pais. Então, uma bela foto dos irmãos fará toda a diferença para o seu cliente.
Muitos fotógrafos ao compor esse tipo de imagem, colocam o bebê nos braços do irmão mais velho. Isto é um erro, pois desta forma está enfatizando o quão pequeno é o bebê e assim tirando o destaque dele na foto.
Para fazer uma bela composição para uma foto de irmãos, coloque-os cara-a-cara, interagindo ou em alguma situação divertida.
Usar uma velocidade muito baixa do obturador
As crianças são agitadas e se movem depressa. Ao fotografar bebês não se esqueça disso e configure sua câmera com velocidades do obturador mais altas para congelar o movimento e assim evitar fotos tremidas.
Olho desfocado
O maior erro na fotografia de retrato é não colocar o foco nos olhos. Os olhos são a parte mais importante de um retrato. São eles que dão expressão à imagem. Por tanto, na hora de fazer um retrato, crave o foco nos olhos.
Cortar partes do corpo do bebê
Um dos maiores erros dos fotógrafos na hora de enquadrar uma foto é cortar partes de corpo do modelo de forma inadequada. Só faça cortes no rosto ou no corpo do bebê, se isso tiver um objetivo claro na imagem.
Capturar o ângulo errado
Muitas vezes por comodidade ou simplesmente por não ter espaço suficiente, clicamos de um ângulo ruim. Isso não é desculpa para fazer fotos medíocres. O bom fotógrafo se movimenta pelo set em busca do melhor ângulo para a foto, custe o que custar.
Ignorar os gestos e as emoções
O mais importante ao fotografar bebês é registrar os gestos e emoções, pois é dessa forma que eles se comunicam com o mundo. Na hora da foto, fique atento ao movimento das mãozinhas, o olhar e o sorriso. Isso fará toda a diferença.
Se você comete algum desses erros ou outros, deixa um comentário aqui no post e compartilhe com a gente.