Quando você precisa de agilidade para fotografar, em um evento por exemplo, usar o ISO automático pode facilitar muito o seu trabalho.
O ISO é um dos 3 pilares da fotografia, ele faz parte do triângulo de exposição e representa a sensibilidade do filme ou sensor da câmera. É importante lembrar também que quanto maior o ISO escolhido, menor será a qualidade da fotografia, pois ISOs elevados geram muito ruído.
Mas tem vezes que é necessário elevar o ISO para garantir uma exposição correta. O Importante é saber os efeitos disso e dosar o nível de ruído aceitável no seu trabalho. Para saber mais sobre sensibilidade de ISO acesse o post que escrevemos aqui no Blog.
Agora imagine uma situação em que você esteja fotografando um evento onde há dois ambientes, sendo um interno e outro externo, com diferentes configurações de iluminação. E que você tenha que alternar de um ambiente para outro várias vezes seguidas. Se toda vez que fizer isso tiver que parar para configurar o ISO irá perder muito tempo. Por tanto, nestas situações, experimente trabalhara com o ISO automático.
A função ISO automático permite que você configure um valor máximo e um valor mínimo para a operação da máquina. Com isso, você só precisará se preocupar com a abertura e o tempo de exposição que a máquina irá escolher o valor de ISO que terá um melhor desempenho para registrar cada imagem.
Ao trabalhar com o ISO automático você se preocupa menos com a exposição e garante um nível de qualidade padronizado para o seu trabalho.
Confira no manual de instruções da sua câmera se ela possui essa funcionalidade de ISO automático e como configurá-lo.