Já imaginou você fotografando um evento e no final descobrir no final que o seu cartão de memória estragou e você perdeu todas as fotos?
O cartão de memória é o item mais importante na hora de fotografar e, mesmo assim, o que os fotógrafos menos tomam cuidado na hora de comprar. Porém, os cartões de memória, hoje, são extremamente baratos, por tanto não há razões para esse descaso.
O cuidado com os cartões começa já na escolha do dispositivo. Saber dimensiona-lo de acordo com a sua câmera e o uso que você fará dele é o primeiro passo para não ter surpresas desagradáveis.
A capacidade do cartão de memória é o que menos importa na hora da escolha. Existem inúmeras outras especificações que o fotógrafo deve verificar para se certificar que o dispositivo escolhido atende suas necessidades.
Outros parâmetros a considerar na hora de comprar o seu cartão de memória
Compactflash (CF): São os cartões tradicionais, disponíveis em duas espessuras: 3,3 mm (Tipo 1) e 5,0 mm (Tipo 2). Existe ainda um cartão Cfast que é mais rápido.
Velocidade: Quanto maior a velocidade do cartão de memória, melhor o desempenho dele principalmente em disparos contínuos e na gravação de filmes.
UDMA: A última geração de cartões Compactflash com velocidades de transferências mais alta utilizam o padrão UDM (Ultra-direct memory acess).
XQD: É o substituto, por ser mais veloz, dos cartões CF. Foi desenvolvido pela Scandisk, Sony e Nikon, mas por enquanto só é usado pelas câmeras top de linha da Nikon.
Capacidade: É o tamanho do arquivo, quanto maior mais fotos você poderá armazenar no cartão.
SD: É o formato mais usado no momento e é encontrado em 3 versões: SD, SDHC e SDXC.
Velocidade: Nos cartões SD, muitas vezes a velocidade é expressa como um fator de multiplicação, no exemplo acima para descobrir a velocidade do cartão deve-se multiplicar 1024 por 133.
Classe: Os cartões SD são vendidos por classes que servem para dar uma noção da velocidade de gravação do cartão, fator importante quando se quer gravar vídeos com a câmera. Um cartão classe 2 terá uma velocidade de gravação de pelo menos 2 MBps, um classe 6 6MBps, já um classe 10 terá velocidade de gravação de 10 MBps.