Comprar uma nova lente para a sua câmera pode ser muito mais complicado do que você imagina. São inúmeras possibilidades no mercado e cada uma com um detalhe que pode fazer a diferença não hora de fotografar. Por isso, entender as siglas das objetivas é muito importante para saber o que você está comprando.
Todos os anos, os fabricantes lançam novas lentes no mercado, para suprir a demanda dos profissionais ou mesmo para renovar a tecnologia do equipamento. Mas, junto com esses lançamentos surgem também novas siglas que confundem cada vez mais a cabeça dos fotógrafos.
Não há um padrão, cada fabricante cria as próprias siglas para as suas objetivas. Por isso elaboramos esse guia para lhe ajudar na hora de escolher a sua próxima lente sem se perder no emaranhado de códigos.
As siglas das objetivas estão impressas no corpo da lente e também na borda da mesma, na parte da frente.
A primeira coisa que devemos observar ao escolher uma nova objetiva é a sua distância focal e abertura máxima. Essas informações são comuns a todas as lentes de qualquer fabricante.
Pegamos a lente da Canon EF-S 18 – 135 mm f/3.5-5.6 IS USM como exemplo:
Nesta lente, a distância focal é o intervalo de 18 mm a 135 mm. Com essa informação podemos obter também a quantidade de zoom ótico da objetiva, bastando dividir a distância focal máxima pela mínima. Neste caso, temos um zoom ótico de 7,5X.
Note a inscrição 1:3.5 – 5.6 na borda da lente. Ela equivale a f/3.5 – 5.6 e diz que esta lente possui uma abertura máxima de 3.5 em 18mm e de 5.6 em 135mm.
Pode haver lentes que apresente apenas um número de abertura máxima impresso, isto quer dizer que ela possui a mesma abertura máxima para a distância focal mínima e máxima.
Vamos agora aprofundar no nosso entendimento sobre as objetivas e entrar no submundo de cada fabricante.
Siglas das objetivas Canon
DO: São lentes que usam a tecnologia Diffractive Optics para desviar a luz e evitar aberrações cromáticas na sua imagem. Estas lentes são menores e mais leves, porém muito mais caras. Outra forma de identificar as lentes com essa tecnologia é através do anel verde claro na base do corpo da lente.
EF: Estas lentes são equipadas com sistema eletrônico de focagem, o auto foco. Estas lentes são identificadas por um ponto vermelho na base do corpo e só funcionam encaixam em câmeras EOS.
EF-S: É uma variação do sistema EF, desenvolvida para câmeras cropadas. Estas lentes são identificadas por um quadrado branco na passe do corpo.
EOS: É o sistema de câmeras SLR adotado pela Canon a partir de 1987. As objetivas da linha EOS são totalmente eletrônicas não contendo nenhum dispositivo mecânico de foco ou ajuste de abertura. Todos esses ajustes são feitos por micro motores.
IS: As lentes com estabilizadores de imagens são identificadas pela sigla IS. São bem mais caras que as objetivas comuns, pois possuem sensores giroscópicos que detectam movimentos e micro motores que atuam sobre os elementos óticos para compensar essas vibrações. Estas lentes tem um desempenho muito bom em condições de baixa luminosidade, pois possibilitam um ganho de até 2 fstops de abertura. Mas, quando o assunto a ser fotografado está se movimentando muito elas podem não ter um desempenho satisfatório.
L: São as lentes mais cobiçadas pelos usuários de equipamentos Canon. É a linha profissional da marca. As objetivas da linha L são construídas com elementos óticas de excelente qualidade, possuem foco e retrofoco internos (I/R) de última geração que dão mais agilidade ao foco automático.
UD: Significa que a objetiva é fabricada com vidros de ultra baixa dispersão que possuem um índice de refração da luz menor que os vidros comuns.
USM: USM é a nomenclatura usada para indicar que a sua objetiva é equipada com o motor ultra sônico da Canon. Esses motores trabalham com o princípio do movimento induzido por vibração de alta frequência. Isto faz com que a objetiva seja rápida e silenciosa.
FD: Focagem manual. Esta sigla você só irá encontrar em lentes antigas da Canon. Lentes FD usam um sistema de alavancas e pinos mecânicos para operar a lentes. Essas lentes não são compatíveis com as câmeras do sistema EOS.
MP-E: Esta sigla diz que a lente é exclusiva para fazer fotografias macro, sendo o “E” representando que é uma lente EOS. Essa lente tem foco manual e não faz foco no infinito. É uma lente para câmeras fullframe padrão EF.
STM: Lentes equipadas com motor de passo. Foram desenvolvidas em 2012 para melhoria do foco no modo vídeo e quando usada com o live view. Faz um foco mais suave e silencioso.
TS-E: Tilt Shift Lens.
Siglas das objetivas Nikon
D/G: As objetivas D/G calculam a distância entre o assunto e a câmera e informam ao sistema de autofocos para obter uma fotometria matricial 3D mais precisa.
D: As objetivas que apresentam um “D” após a informação de abertura máxima possuem uma anel de controle de abertura no corpo da lente. Elas também informam a distância do assunto para câmeras equipadas com dispositivo de fotometria matricial 3D.
G: As lentes com um “G” após a informação de abertura máxima não possuem anel para regular a abertura. Elas são destinadas a câmeras que possuem controle de abertura no corpo.
AI e AI-S: São lentes que comunicam a abertura para a câmera através de contato mecânico.
AF: São lentes que conseguem fazer autofoco, mas dependem do motor de foco do corpo da câmera.
AF-S: São lentes que possuem motor de autofoco incorporado.
AF-I: Como as AF-S, são lentes que possuem motor de autofoco incorporado, porém essas fazem mais barulho.
AF-D: Mais uma variação da linha “F” da Nikon. Estas objetivas podem transmitir informações de distância do assunto para a câmera.
AF-DX: São objetivas de autofoco projetadas para câmeras cropadas. Possuem fator de corte de 1.5.
DX: Objetivas projetadas para câmeras cropadas. Possuem fator de corte de 1.5.
FX: Objetivas projetadas para câmeras fullframe. Podem ser usadas em câmeras cropadas, porém a distância focal é alterada.
ED: Objetivas ED são produzidas com vidro de alta qualidade que reduz as aberrações cromáticas.
VR: As lentes VR da Nikon minimizam o borrada na imagem causado pela vibração da câmera.
DC: Permite que o fotografo controle o grau de aberração esférica no fundo ou à frente do assunto através do anel DC.
CRC: Alta performance de foco em curtas distâncias.
PC: Permite alterar o eixo lateral para corrigir distorções verticais na imagem. Seria equivalente às Lentes TS-E da Canon.
N: Lentes com tratamento com nano cristais para reduzir a reflexão da luz. Também reduz o efeito fantasma e as perdas causadas pelo flare.
RF: Lentes RF fazem o foco movimentando somente o grupo de elementos traseiros. Isto faz o foco automático mais rápido e suave.
M/A: Permite mudar do foco manual para o automático simplesmente girando o anel de foco.
Micro: São as objetivas macro da Nikon.
IF: Objetivas dotadas de sistema de foco interno.
ED: Objetivas produzidas com o cristal ED de dispersão mínima de luz, o que reduz muito as aberrações cromáticas.
Siglas das objetivas Sigmas
ASP: Objetivas com elemento asférico.
APO: Objetivas com design apocromático construídas com cristal SLD para reduzir a dispersão e aberrações cromáticas.
IF/RF: Objetivas com foco interno e retro foco.
HSM: Lentes com motor hipersônico para o autofoco.
UC: Ultracompacta – pequena e leve.
DL: Categoria de luxo. Objetivas com acabamento especial.
DF: Objetivas dotadas de sistema de dual foco. Permite a correção do foco automático manualmente.
HF: Objetiva dotada de foco helicoidal que elimina a rotação frontal da lente.
EX: Linha profissional da marca.
DG: Lentes claras;
DC: Lentes para câmeras cropadas.
Siglas das objetivas Tamron
ASL: Lentes com elementos asféricos.
LD: Lentes com baixa dispersão e redução de aberração cromática.
DI: Linha desenvolvida para DSRLs.
DI-II: Linha exclusiva para câmeras cropadas.
IF: Objetiva dotada de foco interno.
XR: Lentes de alta performance que diminuem as aberrações para o mínimo possível.
SP: Linha profissional da Tamron.
Siglas das objetivas Pentax
AL: Objetivas com elemento asférico.
ED: Objetivas compostas por elementos óticos com baixíssima dispersão de luz.
IF: Objetiva com foco interno.
FA: Objetiva com autofoco.
Siglas das objetivas Minolta
AF: Objetivas com autofoco.
APO: Objetivas apocromáticas com elementos que reduzem as aberrações cromáticas.
G: Objetivas de alto desempenho da marca.
Oi pessoal,
Boa Tarde!
Venho até vocês à procura de ajuda. Quero adquirir a lente
EF-S 18-135mm F/3.5-5.6 IS USM (Canon). A intenção de uso é para filmagens. Acontece que existem informações conflitantes a respeito dessa lente e sua homônima STM.
Uns falam que a USM vai me trazer ruídos na gravação quando ela estiver buscando o foco. E outros dizem que não.
Gostaria de “ouvir” a opinião de vocês a respeito.
Aguardo e desde já agradeço!
Amorim
Oi Amorim,
eu tenho essa lente e realmente ela faz barulho quando está buscando o foco, mas você pode desligar o foco automático e trabalhar com ela no manual.