Hoje vamos falar do balanço de branco na fotografia e como ele interfere na tonalidade das cores das imagens produzidas pela sua câmera.
Basicamente, fazer o balanço de branco é informar para a câmera qual a fonte de iluminação predominante em uma cena, deste modo a câmera aplicará um filtro, de acordo com a tonalidade da luz, para obter fotos com as cores o mais próximas da realidade.
Por que chama balanço de branco?
Porque ao definir o tipo de luz que predomina na cena, a câmera fará os ajustes necessários a partir do branco para equilibrar as cores, assim o branco sempre será branco independente do tipo de luz usado.
Explicando assim parece complicado, mas é bem simples. Cada fonte de iluminação emite um tipo de luz em uma certa temperatura, medida em Kelvins (K), e essa temperatura irá afetar o modo como a sua câmera enxerga as cores. Sendo assim, dependendo de como a sua câmera está configurada, a mesma imagem pode ficar num tom mais amarelado (quente) ou azulado (frio), conforme exemplificado na imagem que abre esse post.
A temperatura de cor
O Sol é uma fonte de luz quente e produz imagens em tons amarelados. Quando fotografamos sob uma lâmpada fluorescente, que é uma fonte de luz fria, obtemos uma imagem azulada. Se fotografarmos uma noiva nestas condições, notaríamos que o branco do seu vestido aparece levemente azul na foto. Ao fazer o balanço de branco na câmera, o vestido ficará branco na foto e todas as outras cores serão ajustadas.
Os tipos de balanço de branco da sua câmera
Na sua câmera já existem vários modos de balanço de branco pré-determinados, como: luz do dia, dias nublados, sombras, luz incandescente, luz fluorescente, flash e outros. Estes valores suprem quase todas as situações, mas você pode criar um balanço personalizado fazendo o ajuste da temperatura direto na câmera.
O modo de fazer o balanço de branco manual, conhecido pelo termo “bater o branco”, varia de acordo com o fabricante, mas parte do princípio de mostrar alguma coisa branca para a câmera para que ela calcule e faça os ajustes de cada cor da cena. Consulte o manual de usuário da sua câmera para ver como fazer o balanço de branco personalizado.
Última dica
Fotografe sempre em RAW, pois fotografando em RAW, caso se esqueça de fazer o balanço de branco antes de clicar ou mesmo na pós-produção desejar deixar a foto mais quente ou fria, é possível alterar o balanço de branco no software de edição sem perda de qualidade da imagem.
[…] exemplo: você pode fazer uma fotografia com o balanço de branco errado e corrigir o erro posteriormente sem perder a qualidade do […]