A amplitude dinâmica é a gama de diferentes níveis de brilho na cena, das sombras às luzes. Os dispositivos que captam imagens também possuem a sua própria amplitude dinâmica e esta, geralmente, é menor que a medida na cena.
Uma boa maneira de testar a amplitude dinâmica da sua câmera é fotografando paisagens, pois estas possuem grandes níveis de contraste. Diante de cenas com grande amplitude dinâmica é natural que a câmera perca alguns detalhes nas áreas mais claras, nas mais escuras ou em ambas.
Você pode resolver esse problema comprimindo a amplitude dinâmica da cena de forma que esta caiba na amplitude dinâmica da câmera ou aumentar a gama dinâmica da fotografia sobrepondo exposições usando técnicas de HDR.
As câmeras digitais captam uma grande variedade de níveis de brilho, mas há um limite. Quando a diferença entre as partes mais claras e as mais escuras da imagem é muito grande que não se consegue uma exposição que capte detalhe em ambas as áreas é necessário que o fotógrafo decida qual o procedimento irá tomar para obter a fotografia desejada. Uma boa opção é expor nas altas luzes para depois editar as sombras. Em paisagens isso significa reduzir a exposição da câmera de forma a captar mais detalhes nas áreas mais importantes do céu e depois dar algum brilho nas áreas mais escuras na pós-produção.
Latitude de exposição
Mudar a exposição de uma foto de paisagem torna-a mais clara ou mais escura e condensa o histograma em um dos lados, mas não expande a amplitude dinâmica. Se o gráfico do histograma estiver comprimido em um dos lados, aumentar ou diminuir a exposição moverá a curva do histograma ao longo do eixo (x) recuperando a amplitude dinâmica de cada área.
Mas isso só se aplica se existir suficiente latitude de exposição, como nos histogramas estreitos. Isto possibilita grandes ajustes sem perda de detalhes.
Pico central: a falta de altas luzes e sombras extremas significa que esta cena de baixo contraste cabe na amplitude dinâmica da câmera, tendo boa latitude.
lateral: quando o histograma se encosta à direita, reduzir a exposição ou usar um filtro ND grad pode ajudar a recuperar detalhes nas altas luzes.
A amplitude dinâmica neste caso supera a da câmera, pois não há latitude de exposição. A melhor opção é fazer várias exposições e juntá-las posteriormente.
Outra maneira de contornar o problema é usando filtros graduados para controlar a amplitude dinâmica da cena. Estes filtros possuem metade do frame mais claro e a outra metade mais escura e ao colocar a parte mais escura sobre o céu brilhante reduzimos o nível de exposição para mais próximo do restante da paisagem. Neste caso não é necessário fazer cálculos complexos, basta testar filtros de f/stops diferes e ver qual fica melhor para a foto que deseja. Faça a foto com o filtro e analise o histrograma, se a curva ficar no limite direito do gráfico use um filtro mais forte.
Se você não tiver filtros disponíveis não se desespere. Faça uma foto com o céu na exposição correta e depois outra foto com o primeiro plano exposto corretamente. Leve as duas fotos para o software de edição e combine as duas imagens. Dependendo da situação pode ser necessário fazer várias imagens com exposições diferentes e depois combina-las no software.
Dica: Usar RAW pode ajudar a recuperar mais detalhes que o indicado pelo histograma da câmera
O RAW tem uma amplitude dinâmica maior que o JPG e tanto o histograma e a imagem que vemos na câmera são baseados na versão JPG da imagem, por tanto, o arquivo RAW guarda mais informações nas áreas claras e escuras o que possibilita recuperar detalhes que parecem estar perdidos no visor da câmera.
Você pode aplicar um filtro graduado digital na imagem, utilizando o lightroom ou CameraRaw, e usar o controle “Shadows” para revelar detalhes nas áreas escuras e os controles “White” e “Highlights” para recuperar detalhes das áreas claras. Pode ainda ajustar a luminosidade de áreas individuais, como escurecer o azul do céu.
Veja um exemplo:
Passo 1: Excesso de highlitghts
A imagem acima trata-se de uma cena em alto contraste. Repare no histagrama que a curva foi empurrada para a direita e cortada pelo limite do gráfico.
Passo 2: Filtro digital
Aplique um filtro graduado digital sobre a imagem, pintando uma máscara para selecionar apenas as áreas desejadas. Depois ajustes os comandos de exposição para obter o resultado desejado.
Passo 3: Imagem final
Depois dos ajustes a curva do histograma ficará mais bem distribuída no gráfico.