Distância focal é o espaço entre o centro ótico, localizado no meio da lente, e o sensor da câmera. Quanto menor o seu valor maior é o ângulo de visão da lente, ou seja, mais grande-angular é a lente.
Com esta definição podemos concluir que a escolha da objetiva na hora de fotografar afeta diretamente a composição da imagem.
Objetivas curtas incluem mais da cena no frame
O ângulo de visão da objetiva é definido pela distância focal. As grande-angulares possuem distância focal de até 24 mm, por isso incluem mais da cena no enquadramento. Elas são excelentes para fotografar paisagens, porém causam muita distorção. Experimente fotografar um prédio da calçada inclinando a câmera para enquadrar todo o edifício, você verá que as verticais se convergem.
Objetivas longas servem para aproximar assuntos distantes
As teleobjetivas possuem distância focal a partir de 85 mm e quanto maior é essa distância menor será o ângulo de visão da lente. Isto permite fazer zoom e aproximar de objetos distantes. Os fundos ficam desfocados devido ao pequeno ângulo de visão, isto faz delas excelentes para retratos.
Lente fixa ou com zoom?
As objetivas com zoom permitem variar a distância focal dentro de um intervalo pré-estabelecido, já as fixas não. Esta versatilidade que falta nas lentes fixas é compensada pelo fato delas geralmente possuírem uma maior abertura do diafragma e proporcionarem imagens mais nítidas. Assim elas podem ser utilizadas em situações de baixa luz e produzir maior desfoque no fundo.
Veja as outras aulas do curso:
Aula 1 – Conhecendo sua câmera
Aula 2 – Tudo sobre exposição
Aula 3 – Distância Focal
Aula 4 – Composição fotográfica
Aula 5 – Equipamento Essencial