Foto: Marcelo Alves
As cidades oferecem muitas possibilidades criativas. Elas são dinâmicas, cheias de detalhes e histórias e por isso cada click é único. Mas, para fotografar paisagens urbanas é preciso ter paciência para esperar o momento certo de clicar. Pode demorar 1 minuto ou 1 hora para conseguir a foto perfeita.
Coloque um tênis confortável e prepare-se para andar pelas ruas da sua cidade registrando imagens incríveis com as nossas dicas para fotografar paisagens urbanas.
Dica para fotografar prédios
Foto: Marcelo Alves
Se você já tentou fotografar um edifício alto, já percebeu que as linhas verticais convergem e os prédios parecem tombarem para trás na fotografia.
Isto acontece porque você inclinou a câmera. Para evitar este efeito indesejável, dê alguns passos para trás de forma que consiga enquadrar todo o edifício sem precisar inclinar a câmera. Usar uma grande-angular também ajuda.
Registre os movimentos da cidade
Revolucione suas fotos de paisagens urbanas registrando o movimento da cidade.
Foto: Marcelo Alves
Brinque com o tempo de exposição, você vai se surpreender com os efeitos obtidos. Com esta dica você poderá remover pessoas do primeiro plano e até capturar o movimento das nuvens criando formas suaves e orgânicas no fundo.
Use e abuse da longa exposição, utilize tempos de 15 segundos ou mais.
Paisagens urbanas e o cotidiano
Registrar a cena urbana é muito interessante e surpreendente. Ao sair pelas ruas a fotografar, nunca se sabe o que irá encontrar.
Saia por aí! Procure lugares onde há pessoas em atividade, pense num contexto, numa história e tente inserir essas pessoas no roteiro. Mas lembre-se, elas não são o foco do tema, apenas fazem parte da imagem, por isso use enquadramentos amplos com uma lente grande-angular.
Paisagens urbanas de cima
Foto: Marcelo Alves
As cidades vistas de cima proporcionam imagens incríveis. Pôr do sol, movimento, chuva… estas são algumas das inúmeras combinações que podem te inspirar.
Essas fotos não precisam ser feitas a bordo de um helicóptero, pode ser em cima de um prédio alto, no topo de uma montanha, em mirantes ou até com drones. Como não queremos detalhes, por isso use uma grande-angular para obter melhores resultados.
Se for fazer a foto do alto de um prédio, através de uma janela, o reflexo pode arruinar a sua foto. Para que isso não aconteça, coloque a lente o mais próxima do vidro possível e cubra a câmera (faça uma cabaninha) com um pano preto.
Fotografar paisagens urbanas à noite com raios de luz
Quando as luzes se acendem outra cidade surge diante da lente. A dica aqui é abusar da longa exposição e usar aberturas de diafragma menores para captar os feixes de luz.
Outra possibilidade é registrar o movimento de carros em grandes avenidas, estas fotos mostram os rastros de luz deixados pelos carros e ficam bem legais.
Os Reflexos das paisagens urbanas
Foto: Marcelo Alves
Ao andar pela cidade, sempre que encontrar uma poça d’água, uma lagoa ou um chafariz, pare. Analise o reflexo de diferentes ângulos e quase sempre você descobrirá uma bela imagem escondida. Fotografar paisagens urbanas através de reflexos rende ótimas fotos.
Dê um passeio com a sua câmera logo que a chuva passar, Você terá uma luz ótima para fotografar e várias poças d’água para explorar.
Deixe um comentário