Fotografar movimento, apesar de simples, é um grande desafio. É preciso ter paciência para registrar vários frames antes de conseguir a foto perfeita. Por tanto, a dica número 1 deste post é pratique muito.
Basicamente, fotografar movimento é seguir o assunto desejado pelo seu eixo de deslocamento. Porém, o resultado final não depende do movimento do assunto e sim do movimento da câmera.
Tecnicamente é bem fácil fotografar movimento, basta definir a velocidade do obturador, acompanhar o assunto com a câmera e apertar o obturador.
Escolha a velocidade certa para o obturador
Antes de configurar a velocidade do obturador da sua câmera é preciso definir o objetivo da foto, ou seja, você quer congelar o movimento ou registrar o rastro do assunto se movendo.
Use velocidades altas para congelar o movimento, sendo que quanto mais rápido estiver o assunto, maior terá que ser a velocidade do seu obturador. Para esse tipo de imagem, o uso do flash é altamente recomendado. Aliás, para fotografar movimento o flash é um acessório indispensável que será usado em 99% dos casos.
Para registrar rastro do assunto, utilize velocidades mais lentas do obturador da sua câmera. O quanto você vai reduzir depende da velocidade do efeito que quer dar a sua imagem. Comece com uma velocidade de 1/30s e vai fazendo testes até conseguir o resultado desejado.
Como pode observar fotografar movimento não é uma ciência exata. É preciso experimentar muito para adquirir experiência. Uma dica importante é que independente se você deseja congelar o movimento ou registrar o rastro, é necessário que você acompanhe o movimento do assunto com a câmera antes de apertar o obturador e continue acompanhado após isto.
Controle a nitidez da sua fotografia
É comum perder o foco quando se registra movimento, mas para a foto perfeita pelo menos um elemento no quadro precisa estar em foco e para isso o flash e a velocidade vão te auxiliar.
Acompanhe o movimento do assunto para fazer a fotografia. Configurando a velocidade do obturador para 1/1000s você congelará o movimento, se colocar em 1/125s irá capturar algum movimento do assunto, mas manterá pontos em foco.
Por exemplo: ao fotografar um corredor com velocidade de obturador setada em 1/125s, você consegue deixar o rosto dele em foco e registar o movimento das pernas e braços.
Fotografar movimento usando flash
Como já dissemos aqui, o flash é o principal acessório para garantir a nitidez da fotografia de movimento.
A maneira correta de fotografar movimento usando flash é configurá-lo para disparar na segunda cortina do obturador, ou seja, quando o obturador estiver fechando. Assim, o rastro do movimento fica atrás do assunto.
Configurando o foco da câmera
Para auxiliar no foco na hora de fotografar, configure o auto foco da sua câmera para o modo “AF Servo” ou “AF contínuos”, dependendo do fabricante da sua máquina. Neste modo, a câmera irá acompanhar o deslocamento do assunto ajustando o foco continuamente.
Usar ou não um tripé?
A resposta dessa pergunta é: depende de você. Uma dica é se o assunto a ser fotografado estiver em uma trajetória definida, o uso do tripé pode auxiliar na hora de fazer a fotografia. Por outro lado, se o movimento do assunto for imprevisível, a recomendação é manter a câmera na mão.
Ao usar a câmera na mão, mantenha os cotovelos e braços junto ao corpo, flexione levemente os joelhos e acompanhe o movimento do assunto girando o tronco.
A que distância fotografar?
A distância que a câmera está do assunto irá influenciar no resultado final da fotografia.
Quanto mais distante você estiver do objeto a ser fotografado, mais lento ele irá parecer e mais fácil será acompanhar o seu movimento. A distância do assunto até o plano de fundo também irá influenciar na sua foto.
Quanto mais próximo do plano de fundo ele estiver, maior será a sensação de velocidade. Também, quanto mais elementos tivermos no plano de fundo, melhor será a sensação de movimento.
Qual lente usar para fotografar movimento?
A escolha da lente é outro fator que irá influenciar no resultado da sua foto. Prefira uma lente tele, tipo uma 70 – 200 mm, e se posicione a uma distância razoável. Isso facilitará na hora de acompanhar o assunto e fazer a foto.
Não desligue o estabilizador de imagem da sua objetiva
Ao fotografar movimento, o estabilizador de imagem da sua objetiva pode ajudar a obter um resultado aprimorado, pois ele irá suavizar o movimento da lente.
Agora que você já sabe como fotografar movimento, pratique bastante e mostre pra gente o que você aprendeu. Poste suas fotos nas redes sociais com a hastgat #BlogOlhaoPassarinho e apareça na seção “Fotos dos Leitores”.
As fotos que ilustram esse post foram cedidas pelos nossos leitores: foto1 – Osmar Prudente e foto2: Júlia Duarte.
Deixe um comentário