A fotografia de casamento é um dos ramos mais lucrativos do mercado fotográfico e talvez o mais difícil de trabalhar. É preciso estar sempre focado, pois a ação ocorre ali, ao vivo, e um piscar de olhos pode ser suficiente para perder a foto. Não há como pedir para repetir a cena, o fotógrafo tem que ser dinâmico, pensar rápido e estar sempre com o dedo no obturador.
O mercado desse segmento é muito competitivo, por isso é necessário surpreender os noivos. Entregue mais que o prometido, sempre atenda bem e com um sorriso, faça fotos impecáveis e ganhe garotos propaganda sem gastar nada com marketing. Aqueles noivos, provavelmente não irão fazer fotos com você novamente, mas se você conseguir fazer com que eles se sintam especiais, com certeza eles irão te indicar para amigos e parentes.
Há quem pense que o trabalho do fotógrafo de casamento começa no dia do evento, na cerimônia, e termina mais tarde na festa. Isso é ilusão, o fotógrafo de casamento deve começar a trabalhar em um projeto logo depois da assinatura do contrato e só termina no dia da entrega do álbum. E a primeira etapa após assinar um contrato com os noivos é o planejamento.
Não encare um casamento sem antes planejar o que vai fazer. Marque um dia com os noivos para fazer um briefing. Ofereça um café a eles e peça que lhes conte a história do casal. Descubra o que eles esperam da fotografia, como querem o ensaio pré-wedding. É imprescindível descobrir o estilo do casal e se eles preferem uma abordagem sua mais tradicional ou mais descontraída. Use esse momento para fazer o roteiro da história.
Defina o local do ensaio pré-wedding, instrua os noivos quanto a roupas e acessórios que eles devem levar e passe as orientações necessárias para realização do ensaio. Geralmente essa sessão demora e os modelos, principalmente o noivo, podem ficar impacientes, então passe uma estimativa de tempo de duração do ensaio para que eles já se preparem.
Não verifique a previsão do tempo, pois isso influencia muito a sua fotografia. Caso o tempo não esteja favorável, adie o ensaio. Mas a chuva ou o tempo nublado pode ser positivo e render ótimas fotos.
Visite as locações antes do ensaio e do evento. Para não ser pego de surpresa ou ficar perdido na hora de fotografar. Mapeie o lugar para saber onde fazer as fotos, veja as condições de luz do local e estude ângulos de disparo.
No dia do ensaio e no dia da cerimônia e festa não se esqueça de levar o roteiro com as fotos combinadas com os noivos, mas não fique preso a isso e abuse da sua criatividade.
Outras aulas do Curso de Fotografia de Casamento
Curso de fotografia de casamento – Aula 1 – Planejamento
Curso de fotografia de casamento – Aula 2 – Equipamentos necessários
Curso de fotografia de casamento – Aula 3 – O grande dia
Curso de fotografia de casamento – Aula 4 – A cerimônia
Curso de fotografia de casamento – Aula 5 – O local
Curso de fotografia de casamento – Aula 6 – Fotos protocolares
Curso de fotografia de casamento – Aula 7 – Fim de festa