Conseguir financiamento para um projeto fotográfico está cada vez mais difícil, por isso cada vez mais fotógrafos recorrem às plataformas de crowdfunding para viabilizar livros, exposições e outros projetos na área.
Para quem não conhece, crowdfunding é o que podemos chamar da versão moderna da conhecida vaquinha, onde várias pessoas conhecidas contribuíam com uma quantia em dinheiro para concretizar um certo objetivo. Com o avanço da tecnologia, a vaquinha virou virtual e através de campanhas digitais qualquer pessoa pode contribuir financeiramente para viabilizar projetos em diversas áreas.
Existem vários sites de crowdfunding na internet e é através deles que os fotógrafos podem cadastrar os seus projetos para o financiamento coletivo.
Atualmente existem duas modalidades de crowdfunding. A primeira é o financiamento total, onde o projeto só será realizado se conseguir bater a meta de financiamento por inteiro. Caso contrário, o dinheiro é devolvido para as pessoas que se dispuseram a financiar. A outra modalidade é a de financiamento parcial, ou seja, mesmo se a meta não for atingida, o fotógrafo irá realizar o projeto. Neste caso, o fotógrafo recebe o dinheiro e precisa completar do próprio bolso a quantia para realização do projeto fotográfico e garantir o cumprimento das recompensas oferecidas.
Principais plataformas de crowdfunding no Brasil
No ar desde 2011, o Benfeitoria já realizou cerca de 1.200 campanhas com R$ 20 milhões arrecadados e conta com mais de 140.000 apoiadores. Tem taxa de 4,5% para custos financeiros e comissão de 8% para projetos viabilizados.
Atuando na internet desde 2011, o site Catarse é uma das plataformas mais conhecidas de crowdfunding. Já realizou mais de 5.700, arrecadando a soma de R$ 68 milhões. Conta com aproximadamente 430 mil apoiadores cadastrados. O Catarse cobra comissão de 13% dos projetos viabilizados.
O caçulinha da nossa lista é o Kickante lançado em 2013. Mas não é por ser o mais novo que deve ser desprezado, pois ele já conta com mais de 50.000 projetos e uma arrecadação na casa do R$ 40 milhões. O Kickante cobra uma comissão de 12% para projetos viabilizados e 17,5% para campanhas flexíveis que não atingem a meta.
Como criar uma campanha de crowdfunding para o seu projeto fotográfico
O primeiro passo para conseguir financiamento para o seu projeto fotográfico é se cadastrar em um dos sites de crowdfunding que listamos acima.
Depois de se cadastrar no site, você está apto a iniciar uma campanha de captação. Preencha o formulário com o nome do projeto, objetivos, texto e fotos de divulgação, orçamento para justificar o valor solicitado e as demais informações solicitadas.
Quanto mais material de divulgação e quanto maior a qualidade destes, mais chances de atingir a meta terá o seu projeto.
Não se esqueça de definir as recompensas para as pessoas que irão lhe ajudar.
Como definir as recompensas para os apoiadores
Você precisa dar algum incentivo, uma contra partida para que as pessoas se sintam motivadas a patrocinar o seu projeto. Por isso, em todos os sites de crowdfunding aqui citados você deve criar recompensas para os seus apoiadores.
Defina pelo menos 3 faixas de valores para doação e para cada uma defina uma recompensa para o apoiador. Comece por uma recompensa bem básica como menção honrosa até o envio do produto gerado pelo projeto ao apoiador.
O importante aqui é calcular bem os custos dessas recompensas e incluí-los no valor do projeto. Não esqueça de levar em consideração as comissões pagas ao site e o frete para envio de objetos ao apoiador.
Como divulgar minha campanha de crowdfunding
Como dissemos no início do post, a ideia de crowdfunding veio das vaquinhas feitas pelos nossos amigos, por tanto na hora de começar a divulgar a sua campanha não podemos esquecer dos amigos. Comece ativando a sua rede de contatos das redes sociais, fale do projeto e peça a contribuição de todos. Para aqueles mais íntimos, vale dar um telefonema e pedir ajuda.
Espalhe a ideia pela internet, divulgue no seu site, crie landingpage e até faça campanhas de links patrocinados se possível.
Todas as plataformas citadas oferecem uma espécie de serviço de consultoria grátis para campanhas cadastradas: o Benfeitoria tem a Universidade do Financiamento Coletivo, o Catarse tem a Escola do Financiamento Coletivo e o Kickante disponibiliza o Baú de Ideias.
E você? Já teve ou tem algum projeto financiado por crowdfunding? Coloca o link ai nos comentários.