Cropada vs Fullframe: Qual câmera comprar?

Cropada vs Fullframe

Saiba a diferença entre câmera cropada e fullframe para não ser enganado na hora de comprar sua câmera fotográfica.

Não caia em conversa de vendedor

Ao contrário do que se fala no mercado, câmera DSRL não é sinônimo de câmera profissional.

Quando entramos no mundo das DSRLs nos deparamos com dois grupos de equipamentos: as câmeras de entradas (semiprofissionais) e as câmeras profissionais.
Apesar de poder atuar profissionalmente com qualquer câmera DSRL, existem diferenças entre os dois grupos que influenciam na hora de escolher um modelo para comprar.

Cropadas vs Fullframe

Primeiramente o que temos que saber é que as câmeras de entrada são cropadas e as câmeras profissionais são fullframe. Mas o que isso quer dizer?

Essas características são relacionadas ao tamanho do sensor que capta a imagem na câmera. Como parâmetro de comparação temos o frame de 35mm dos filmes analógicos usados antigamente. Sendo assim, uma câmera fullframe é a que possui um sensor do mesmo tamanho do frame de 35mm.

Já uma câmera cropada possui um sensor menor que o padrão de 35mm.

Fator de corte

Fator de corte é a razão entre o tamanho do sensor fullframe e do sensor cropado. Mas, não precisa calcular o fator de corte da sua câmera. Ele já é estabelecido e é constante para cada fabricante.

Se a sua câmera cropada é uma Canon, saiba que o fator de corte dela é de 1.6, se for Nikon é 1,5.

O fator de corte é usado para saber a equivalência de uma lente desenvolvida para uma câmera fullframe ao ser usada em uma câmera cropada. Por exemplo, ao usar uma lente 50mm em uma câmera cropada da Canon seria como se tivéssemos usando uma lente de 80mm.

Para se fazer essa conversão, basta multiplicar a distância focal da lente pelo fator de corte da câmera.

Por que isso acontece?

A lente sempre capta uma imagem maior que a área útil do sensor. O sensor fullframe, por ter uma área útil maior irá aproveitar uma porção maior da imagem captada pela objetiva. Já o sensor cropado, por ter o seu tamanho reduzido aproveitará uma menor porção da imagem e consequentemente proporcionará uma foto com um ângulo de visão menor. É como se tivesse dado um zoom na cena.

Cropada vs Fullframe

A objetiva certa pra cada tipo de máquina

A maioria das lentes vendidas no mercado foram desenvolvidas para câmeras fullframe, mas podem ser usadas nas câmeras cropadas, sempre levando em consideração o fator de corte.

Já as poucas lentes cropadas disponíveis no mercado não podem ser usadas em câmeras fullframe. Isto porque a imagem capturada por essas lentes são menores que a área do sensor, sendo assim a foto registrada seria circular e o espaço que sobra no frame ficaria negro.

Vantagens das câmeras cropadas

Uma das maiores vantagens de uma câmera cropada é o preço. Os sensores são peças caras, loco sensores menores são mais baratos.

Outra vantagem é o fator de corte. Este ganho de zoom ao usar uma lente fullframe em uma câmera cropada pode ser vantajoso em algumas ocasiões.

Vantagens das câmeras fullframe

O sensor fullframe, por ter um tamanho equivalente ao frame do filme analógico, permite captar mais luz com um ISO mais alto. Esse ganho de sensibilidade é essencial em situações de baixa luminosidade.

O tamanho final da fotografia gerada por uma câmera fullframe é maior o que possibilita ampliações maiores.

Este sensor não tem fator de corte, ou seja, ele aproveita toda a imagem captada pela objetiva.

4.7/5 - (4 votes)
Post
Cropada vs Fullframe: Qual câmera comprar?
Título
Cropada vs Fullframe: Qual câmera comprar?
Descrição
Saiba a diferença entre câmera cropada e fullframe para não ser enganado na hora de comprar sua câmera fotográfica.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *