150 mil fotos foram necessárias para compor essa incrível imagem da lua e suas cores ocultas.
Desde o início dos tempos que a lua desperta a curiosidade dos seres humanos. Mas, estamos longe de desvendar todos os mistérios desse astro que vive em companhia da Terra.
Todos os dias olhamos para o céu e lá está ela, imponente, com o seu brilho a nos iluminar. O que pouca gente sabe é que a lua é colorida como o arco íris e essas cores, antes ocultas, foram reveladas pelo astrofotógrafo Andrew McCarthy.
Para criar a imagem, o fotógrafo utilizou um telescópio Orion XT10, uma montagem equatorial computadorizada Skywatcher EQ6-R Pro, uma câmera astronômica em cores ZWO ASI224MC e uma câmera full frame Sony A7 II.
Foram cerca de 150.000 fotos produzidas por McCarthy que depois foram juntadas e tratadas no AutoStakkert e no Photoshop. Para revelar as cores ocultas da lua ele precisou ajustar o contraste, a saturação e a nitidez de cada foto.
O resultado é uma foto da lua colorida com 64 megapixels que serve como um verdadeiro mapa geológico do nosso satélite. Esta seria a forma como veríamos a lua se nossos olhos fossem mais sensíveis às cores.
Veja como nossos olhos enxergam comparados a uma câmera fotográfica.
Vale esclarecer que as cores da lua são provenientes os componentes minerais que a compõe. E não fazem parte de nenhuma teoria da conspiração.
Você também pode desvendar algum mistério do nosso satélite. É só apontar sua câmera para o alto e clicar. Mas antes, veja aqui como fotografar a lua.
Outra imagem interessante é a do fotógrafo Dylan O’Donnell que mostra a Estação Espacial Internacional passando em frente à lua.
Faça o download da imagem da lua colorida em alta resolução.