Os noivos contratam um fotógrafo profissional para registrar a cerimônia de seu casamento e um convidado resolver ser fotógrafo e atrapalha o trabalho do profissional entrando na frente da câmera com o seu celular. O que fazer para eliminar o convidado fotógrafo?
Esta não é uma cena de um filme ou novela e sim uma situação comum nas cerimônias de casamento, um grande problema para o fotógrafo profissional lidar na hora do evento. Na emoção do momento, com o celular com uma câmera de última geração nas mãos, os convidados tendem a sacar o smartphone para registrar a cerimônia e com isso atrapalham o trabalho do fotógrafo.
O convidado fotógrafo não tem noção de que a cobertura fotográfica da cerimônia não é barata e que os noivos contrataram um fotógrafo profissional porque eles querem fotografias de qualidade e não fotos de celular para registrar este momento único.
Casamento desplugado
Diante desde problema do convidado fotógrafo, vem surgindo uma nova tendência no mercado que é o casamento desplugado, que é quando os noivos solicitam a todos os convidados que desliguem os seus celulares durante o casamento.
Alguns convidados podem interpretar o pedido como arrogância dos noivos, mas a verdade é que esse momento é para ser curtido. As atenções devem ser voltadas para os noivos e não para as telas dos smartphones.
Como eliminar o convidado fotógrafo?
Nessa onda de casamento desplugado, é importante que os convidados sejam avisados de forma clara da não aprovação dos noivos do uso de celular durante a cerimônia. E há várias formas de fazer isso:
- Uma tag no convite solicitando que não usem celulares para fotografar a cerimônia;
- Uma placa na entrada da igreja solicitando que desliguem os smartphones;
- Um aviso antes de inicar a cerimônia: antes de começar o casamento, alguém avisa no sistema de som da igreja que os noivos solicitam que os celulares seja desligados.
O fotógrafo Thomas Stewart achou uma forma criativa de pedir a cooperação dos presentes e inibir o convidado fotógrafo. Antes da cerimônia, ele distribui na igreja, principalmente aos convidados sentados próximo ao corredor, um cartão pedindo para que não fotografem a cerimônia, pois atrapalha o trabalho do fotógrafo profissional e sugere que os convidados usem o celular apenas durante a festa. Ele ainda sugere uma hastag para publicar as fotos tiradas durante a festa nas redes sociais.
Porém, mesmo com todas essas medidas, ainda há aquele convidado sem noção que insiste em atrapalhar. Neste caso não vale a pena estressar, use a criatividade para fazer o seu trabalho da melhor forma possível, afinal quem nunca foi um convidado fotógrafo?