Ícone do site Olha o Passarinho

Erros comuns na hora de comprar lentes para sua câmera fotográfica

Comprar lentes para câmera fotográfica é o desejo da maioria dos fotógrafos, mas será mesmo necessário esse investimento?

Muitos fotógrafos, principalmente os que estão em início de carreira, acham que quanto mais lentes tiver melhor profissional eles serão. Mas, para que serve ter uma coleção de objetivas, e não saber como usá-las? Às vezes, dominar apenas uma lente faz toda a diferença na hora de se destacar no mercado.

Neste post, listamos os erros mais comuns que os fotógrafos cometem na hora de comprar lentes para sua câmera fotográfica.

Índice

  1. Você precisa mesmo comprar uma lente nova?
  2. Comprar lentes para colecionar
  3. Não saber o que está comprando
  4. Não saber o que é comprimento focal
  5. Encontre o seu estilo fotográfico
  6. Não considerar outras marcas
  7. Acreditar que comprar lentes mais caras é o melhor a fazer

Você precisa mesmo comprar uma lente nova?

Quando iniciamos na fotografia é comum acharmos que precisamos comprar vários tipos de lentes para fazer fotos variadas. Mas, você precisa mesmo comprar uma lente agora? As objetivas são ferramentas criadas para auxilia-lo a atingir certos objetivos na fotografia, por tanto, segure a ansiedade e descubra qual direcionamento quer dar a sua carreira antes de investir no equipamento.

Domine sua câmera e explore o mundo com a sua lente de kit para descobrir qual estilo quer seguir antes de comprar lentes.

Comprar lentes para colecionar

Não é a quantidade de lentes que te fará um fotógrafo melhor. Se você tem muitas objetivas, você pode até ser um fotógrafo mais completo, capas de cobrir maior quantidade de situações. Mas, isso não adianta muito se você não souber como usar as objetivas. Neste caso, menos é mais.

Não saber o que está comprando

Antes de comprar lentes é preciso entender o universo das objetivas para comprar o equipamento certo para as suas necessidades. Existem diversos fabricantes de lentes no mercado e cada um deles oferecem um portifólio com muitas opções para suprir as demandas do mercado.

Como fazer para não se perder e acabar levando gato por lebre? Dependendo do tipo de fotografia que você pretende fazer com a nova objetiva, será necessário que esta atenda a certas especificações. Conheça o significado dos códigos utilizados pelos fabricantes para não se perder na hora de comprar suas lentes.

Não saber o que é comprimento focal

O comprimento focal define o tipo de lente, porém não é fator determinante na hora de comprar. Podemos ter diversas objetivas com o mesmo comprimento focal, porém com especificações diferentes, que trarão resultados distintos.

Podemos separar as objetivas em grupos de acordo com o comprimento focal e cada grupo seria indicado para um tipo de fotografia.

Encontre o seu estilo fotográfico

Antes de comprar lentes, descubra em qual nicho do mercado fotográfico você pretende atuar. Assim poderá fazer um investimento mais assertivo em uma objetiva específica para esse nicho.

Não considerar outras marcas

Sabia que existem outras empresas que fabricam objetivas de fotografia, além do fabricante da sua câmera?

Um erro comum dos fotógrafos é se limitar ao universo oferecido pelo fabricante da câmera. Talvez por medo ou por achar que são equipamentos inferiores. Existem, hoje no mercado, diversas marcas de objetivas, o que aumenta bastante as possibilidades a explorar na hora de fotografar.

Conheça algumas lentes disponíveis no mercado.

Acreditar que comprar lentes mais caras é o melhor a fazer

Como já dissemos aqui, cada lente foi desenvolvida para um tipo de fotografia, por tanto comprar uma lente pelo preço não é a melhor escolha. A lente mais cara não é a melhor, às vezes para o que você precisa um modelo mais em conta é o mais indicado e você pode economizar um bom dinheiro e, talvez, até comprar outra lente.

5/5 - (1 vote)
Post
Título
Erros comuns na hora de comprar lentes para sua câmera fotográfica
Descrição
Comprar lentes para câmera fotográfica é o desejo da maioria dos fotógrafos, mas será mesmo necessário esse investimento?
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho