Montar uma empresa de fotografia e ganhar a vida como fotógrafo profissional é o sonho de todos que decidem começar a fotografar. Não é um caminho fácil, mas a recompensa vale a pena para aqueles que conseguem chegar lá. E o principal ingrediente para o sucesso é ter espírito empreendedor.
Neste post iremos mostrar os passos para os fotógrafos que desejam empreender e montar uma empresa de fotografia.
Índice
- Profissionalize, nunca deixe de estudar
- Foco inicial
- Defina o seu público alvo
- Conhecer a concorrência
- Crie pacotes de serviços
- Não esqueça o seu cliente
- Separe o seu dinheiro do dinheiro da empresa
- Saiba quais são os custos da empresa
- Faça um plano de marketing
- Expectativa de vendas
- Saúde financeira da empresa
- Contrate um contador
- Para sair da informalidade
- Veja também
Profissionalize, nunca deixe de estudar
O primeiro passo para se tornar um fotógrafo profissional é ter em mente que você não sabe tudo, por isso não pode deixar nunca de estudar. Leia, participe de workshops, encontros fotográfico, seminários, troque experiências com outros fotógrafos… Não se esconda num casulo.
Aqui no blog temos uma página exclusiva com indicações de escolas de fotografia onde você poderá atualizar suas técnicas.
Foco inicial
Ao montar uma empresa de fotografia é preciso definir qual será a sua principal área de atuação. Se ainda tem dúvidas, temos um post que ajuda a escolher o melhor nicho fotográfico para trabalhar.
No início da empresa, é normal atirar para todos os lados, mas é importante ter uma direção a seguir, pois à medida que o negócio vai prosperando a tendência é você focar apenas no nicho escolhido e ser reconhecido como fotógrafo especializado naquela área.
Defina o seu público alvo
Conhecer o seu cliente é primordial para um negócio bem sucedido, assim você poderá direcionar a sua comunicação para esse público e aumentar suas chances de atrair maios clientes para a sua empresa.
Fazer um estudo do seu público irá facilitar muito na gestão da sua empresa.
Conhecer a concorrência
Conhecer as estratégias dos seus concorrentes é um fator muito relevante para o sucesso da sua empresa de fotografia.
Todo fotógrafo que atua na mesma área que você e visa o mesmo público é um concorrente direto da sua empresa e deve ser analisado.
Faça uma análise dos pontos fracos e fortes dos seus concorrentes e crie uma estratégia de atuação que mostre que, no mínimo, você tem os mesmos pontos fortes, mas é muito superior nos pontos fracos. Assim o cliente ficará mais propenso a fechar negócio com você e não com ele.
Crie pacotes de serviços
A estratégia para ganhar dinheiro com fotografia é vender mais do que o cliente deseja. Tente fidelizar o cliente e garantir trabalhos futuros criando pacotes de serviços.
Vejamos um exemplo: o cliente chega no estúdio querendo contratar um fotógrafo para cobrir a sua cerimônia de casamento. Ao fazer o orçamento, você cria um pacote de serviços que contém a cobertura da cerimônia, o ensaio pré-wedding e o ensaio Trash the Dress, assim você garante três jobs invés de apenas um.
Não esqueça o seu cliente
Mantenha contato com o seu cliente e de tempos em tempos mande uma mensagem, uma newsletter com uma promoção ou mesmo um brinde de fim de ano, assim quando ele precisar de um fotógrafo irá procurar por você.
Separe o seu dinheiro do dinheiro da empresa
O erro mais comum dos fotógrafos empreendedores de primeira viagem é não separar o dinheiro da empresa e as finanças pessoais. Por tanto, tenha em mente desde o início que o dinheiro que entra na empresa não é seu e não deve ir para a sua carteira e sim ficar no caixa da empresa.
É importante que você defina qual será o seu salário na empresa antes de fechar o primeiro contrato. O que sobrar deve ficar no caixa para pagar as contas e financiar novos investimentos. No final do ano, o lucro acumulado pode ser distribuído para os sócios.
Não tem mágica, você deve trabalhar para que a empresa fature o suficiente para cobrir todos os custos, pagar o seu salário e ainda dar lucro.
Saiba quais são os custos da empresa
É importante conhecer todos os custos da sua empresa de fotografia para se ter uma ideia do quanto você precisa faturar para garantir uma empresa saudável.
Os custos da empresa são: o seu salário, contas a pagar (água, luz, telefone), impostos, aluguel do estúdio, desgastes dos equipamentos, marketing e etc. Anote tudo em uma planilha para ficar mais fácil de visualizar.
Faça um plano de marketing
Quem não aparece não vende, logo se você quer abrir uma empresa de fotografia deve elaborar um plano de marketing para divulgar os serviços oferecidos.
Comece criando uma logomarca, depois faça um site com um portifólio on line, faça alguns panfletos para distribuir e crie um cartão de visitas. Faça anúncios em jornais e revistas que circulam na região do seu estúdio e participe de feiras sempre que possível.
Expectativa de vendas
Antes de abrir sua empresa de fotografia é importante fazer um estudo e elaborar uma expectativa de vedas para ver se o negócio é mesmo viável.
Caso você já atue no mercado, veja quantos trabalhos você realiza e faça os cálculos para ver se estes são suficientes para cobrir os custos da empresa.
Agora, se você ainda não atua no mercado, ou o número de trabalhos que você faz no momento não cobre os custos, defina uma meta e trabalhe para cumprí-la.
Saúde financeira da empresa
Nos primeiros meses, é normal que o sem empreendimento cresça com taxas próximas de 100%, mas isso vai diminuindo com o passar dos meses até atingir o equilíbrio. É normal ter um resultado negativo nessa fase inicial, pois há muitas contas à pagar, por isso é importante ter um capital de giro que suprirá as necessidades da empresa até que ela atinja o equilíbrio e comece a dar lucro.
Mesmo depois que a empresa atinja o equilíbrio e comece a dar lucro, é importante manter sempre um capital de giro no caixa, pois haverá meses que você terá menos trabalho e pode precisar de dinheiro para pagar alguma despesa.
Contrate um contador
Uma empresa de fotografia, como qualquer outra deve seguir uma série de regras e passar por uma longa burocracia para começar a funcionar. Você é fotógrafo e não tem obrigação de saber como proceder para legalizar a sua empresa, por isso você deve contratar um contador para cuidar dessa parte de documentação da empresa.
Depois que a empresa estiver aberta, dependendo do regime escolhido haverá ou não a obrigação de se manter os serviços do contador.
Para sair da informalidade
Ao se tornar fotógrafo profissional e montar uma empresa de fotografia, não poderá mais trabalhar na informalidade. A partir de agora, terá que recolher impostos e emitir nota fiscal dos seus serviços.
Você terá dois caminhos: ser um empreendedor individual (MEI) ou uma Micro empresa (ME). Os dois tipos de regimes tem vantagens e desvantagens e a opção por um ou por outro vai depender do seu modelo de negócio. Neste ponto, a ajuda do contador será fundamental para evitar problemas futuros.
Veja abaixo um quadro comparativo dos dois regimes
MEI | ME |
Tem CNPJ | Tem CNPJ |
Pode emitir Nota Fiscal | Pode emitir Nota Fiscal |
Não pode ter sócio | Pode ter sócios |
Pode ter 1 funcionário | Não há limites para o número de funcionário |
Faturamento máximo de R$ 60.000,00 por ano (R$ 5.000 por mês) | Não há limites de faturamento |
Impostos unificados com custo reduzido | Carga tributária maior |
Não precisa de contador | É necessário ter um contador |
Veja também:
Como colocar preço nos seus serviços
Como fazer um contrato de fotografia
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