Muitos fotógrafos não dão muita atenção para isso, mas limpar a câmera fotográfica é muito importante para garantir imagens de qualidade. Isto porque a sujeira se acumula nos componentes da câmera, como visor, sensor e lentes, e muitas vezes aparece na foto como um ruído indesejável.
Não existe um padrão de tempo para realizar a limpeza da sua câmera, mas se você incluir esse procedimento na sua rotina profissional terá sempre um equipamento limpo e em condições de uso sempre que precisar.
Hoje trazemos algumas dicas de como limpar sua câmera fotográfica e garantir o bom funcionamento do equipamento. Mas, é bom ponderar que para limpezas mais profundas e fungos em lentes o recomendado é levar a câmera a uma assistência técnica de sua confiança.
Deligue sua câmera antes de limpar
A dica número 1 é desligar a câmera antes de limpar. Agindo assim, você não corre o risco de causar um curto circuito no seu equipamento ou danificar alguma parte.
Não use secador elétrico ou pistola de ar comprimido
O secador elétrico ou o ar comprimido podem danificar sua câmera, seja pela temperatura do ar ou pela força. O único equipamento de ar recomendado para limpar a câmera fotográfica é o borrifador de ar.
O que é preciso para limpar a câmera fotográfica
Para realizar uma limpeza básica, você vai precisar de:
- Borrifador de ar;
- Pincel macio;
- Pincel retrátil para lente;
- Pano de micro fibra.
Existem no mercado vários kits de limpeza de câmeras que você pode adquirir por preços bem acessíveis. Como esse abaixo que custa pouco mais de R$ 20,00.
Clique para comprar o seu kit de limpeza para câmeras fotográficas.
Para limpezas mais profundas, quando há manchas de gordura nas lentes ou sujeira no sensor, você irá precisar também de:
- Soluções para limpeza de lentes;
- Pincel e cotonete para limpeza do sensor.
Clique para comprar o seu kit de limpeza profunda de câmera fotográfica por menos de R$ 15,00.
Como limpar a câmera fotográfica
Chegou a hora de limpar a sua câmera. Escolha um lugar tranquilo e limpo para realizar o procedimento. Feche as janelas para evitar que rajadas de vento tragam poeira a sala e estas caiam sobre o equipamento que estamos limpando.
A ordem indicada para realização do procedimento de limpeza é:
- Toda a parte externa da câmera e das lentes;
- Limpeza das lentes, incluindo os vidros;
- Limpeza do sensor;
- Limpeza das tampas, cases e outros acessórios.
Limpando a parte externa da câmera
A parte externa da câmera é a que acumula mais sujeira, por isso é a primeira a ser limpa para evitar que qualquer partícula caia em áreas mais sensíveis do equipamento.
Siga os passos abaixo para limpar a parte externa da sua câmera:
- Com o soprador de ar, retire todo o pó acumulado no equipamento;
- Limpe os cantos e botões com um pincel macio;
- Finalize a limpeza com um pano de microfibra.
Como limpar suas objetivas
Para fotos bonitas e nítidas é preciso ter um cuidado especial com a limpeza das lentes, pois uma sujeirinha, por menor que seja, irá aparecer na sua imagem.
- Limpe a parte externa da objetiva da mesma forma que fez com a parte externa da câmera;
- Desacople a lente da câmera e tire as tampas;
- Use o borrifador de ar para tirar as partículas de sujeira dos vidros traseiro e frontal da sua objetiva;
- Com um pano de microfibra, limpe a parte traseira da lente e depois a frontal;
- Se houver manchas de dedo ou gordura, utilize o líquido para limpeza de lente e o pano de microfibra para remover.
Para conservar suas objetivas, mantenha as tampas sempre limpas e guarde as objetivas em local seco para evitar a proliferação de fungos.
Como limpar o sensor da câmera
Os sensores das câmeras são passíveis de acúmulo de sujeira em sua superfície e isto também influencia na qualidade da sua imagem.
Para verificar se o seu sensor está sujo, fotografe uma superfície homogênea e clara com a menor abertura possível. Quanto menor a abertura mais evidente ficará as sobras provocadas pela sujeira.
Para limpar o sensor da sua câmera, siga os passos abaixo:
- Com o borrifador, tire a poeira da parte externa, mantendo a câmera com o orifício para baixo, antes de expor o sensor;
- Para expor o sensor, acione a opção “Limpeza do sensor” da sua câmera (caso a sua câmera não tenha essa função, coloque a câmera em modo “Bulb”, configure a exposição para 30 segundos e faça a limpeza enquanto o obturador estiver aberto);
- Com o sensor exposto, utilize o borrifador para soprar a sujeira da sua superfície e na sequência verifique se há mais alguma poeira fazendo novamente o teste para ver se o sensor está limpo;
- Se houver alguma sujeira impregnada, use um pincel próprio para limpar sensor. Borrife o pincel com ar para limpá-lo e carrega-lo com eletricidade estática. A estática ajuda a remover a poeira. Pincele o sensor do início ao fim.
Se precisar passar o pincel novamente, borrife o mesmo com ar, antes de cada pincelada.
Se você fotografa constantemente em locais úmidos, como praias e cachoeiras, certamente o sensor da sua câmera estará impregnado com uma sujeira mais difícil de ser removida.
Neste caso a limpeza deve ser feita com o auxílio de soluções para limpeza de sensores.
- Aplique o líquido no cotonete;
- Passe o cotonete no sensor do início ao fim;
- Vire o cotonete e passe a cabeça seca no sensor, do início ao fim, para enxugar.