Ícone do site Olha o Passarinho

Como fotografar shows: dicas de fotografia para usar na hora do espetáculo

Fotografar shows é um dos melhores desafios da fotografia. É preciso conhecer bem o equipamento e estar afiado com as técnicas fotográficas para conseguir fotos surpreendentes.

Índice

  1. O grande segredo para fotografar shows
  2. Prioridade de abertura ou exposição manual
  3. Qual a melhor lente para fotografar shows?
  4. Quanto mais rápido melhor
  5. Aumente o ISO sem medo de ser feliz
  6. Modo de medição
  7. Não perca o foco
  8. Coloque o equilíbrio de branco no automático
  9. Que tal usar o modo de disparo contínuo da sua câmera?
  10. Não use o flash
  11. Fotografe em raw

Um show é uma ótima oportunidade para treinar e técnicas fotográficas, pois é um evento que dura em média 2 horas e proporciona várias situações diferentes. Garanta as fotos do seu cliente e use o resto do tempo para experimentar novas ideias.

O show é um assunto extremamente dinâmico, que exigirá agilidade do fotógrafo para manusear o equipamento e registrar a cena antes que ela mude. Não dá para pedir pro artista voltar atrás e fazer de novo e mesmo que você assista a outra apresentação, aquela cena não será igual.

Os pré-requisitos para fotografar shows são saber utilizar o equipamento em condições desfavoráveis de iluminação e conseguir fotografar de ângulos não muito favoráveis na maioria das vezes.

O grande segredo para fotografar shows

O segredo para fotografar shows está em saber configurar a câmera de modo que você consiga capturar a emoção daquele momento. E mais, tem que fazer tudo isso sem usar o flash.

Se você bate o flash durante um show, você mata toda a magia do espetáculo e o pior estraga a foto. Por tanto, se você é iniciante na arte de fotografar shows, não cometa esse erro e desligue o flash.

Prioridade de abertura ou exposição manual

No modo Prioridade de abertura o fotógrafo configura a abertura que deseja e a câmera controla a velocidade do obturador para conseguir equilibrar a exposição. Se você é iniciante no assunto, esta é uma ótima configuração para ir se familiarizando com a dinâmica do assunto.

Se você já fotografou shows antes, recomendamos utilizar o modo manual, pois assim terá mais flexibilidade na hora de fotografar.

Qual a melhor lente para fotografar shows?

Como dissemos anteriormente os shows são assuntos dinâmicos que acontecem em ambientes escuros, por tanto para fotografar shows deves optar por lentes rápidas e claras.

Claro que não precisa comprar uma lente só para levar no show da sua banda preferida. Escolha a sua lente que possui a maior abertura e clique sem medo.

Quanto mais rápido melhor

Durante o show, geralmente, o artista se movimenta muito e rapidamente, por tanto é necessário fotografar sempre com velocidades rápidas para evitar fotos borradas. Em shows, é importante registrar o momento e não capturar o movimento.

Aumente o ISO sem medo de ser feliz

Como vamos fotografar em um ambiente de pouca luz com uma velocidade bem rápida, precisaremos compensar isso aumentando o ISO para obter uma exposição correta.

O problema aqui é que aumentando o ISO aumentamos também o ruído na imagem. É preciso achar um ponto de equilíbrio para conseguir fotografar em alta velocidade com pouco ruído.

Um bom ponto de início é usar ISO1600. Se a velocidade do obturador ficar muito baixa, aumenta o para ISO3200 ou ISO6400.

Modo de medição

Configure o fotômetro da sua câmera para medição pontual, isso fará com que a câmera meça a luz apenas do ponto localizado no meio do visor.

Por que isso? Em shows, o artista principal fica iluminado por holofotes enquanto os outros músicos recebem muito menos luz permanecendo na penumbra. Usando a fotometria pontual, você fará a medição no rosto do artista iluminada, assim conseguirá uma boa exposição dele em harmonia com o ambiente. Utilizando o modo de fotométrica matricial, a câmera fará uma média da fotometria em vários pontos da cena e assim o artista principal ficará superexposto.

Não perca o foco

Para não perder o foco na hora do show, configure a câmera no modo de foco único(AF-s para Nikon e One-Shot para Canon) e selecione o ponto de foco central.

Agora aponte a câmera para o assunto, aperte metade do botão do obturador para focar e segure para travar, reposicione o assunto e aperte o botão até o final.

Coloque o equilíbrio de branco no automático

Se você fotografa em RAW, o equilíbrio de branco não é uma coisa a se preocupar na hora de fotografar shows, pois ele pode ser ajustado na pós produção. Deixe-o no automático e se preocupe com as outras configurações.

Que tal usar o modo de disparo contínuo da sua câmera?

Uma técnica muito usada em fotografia de shows é configurar a câmera em modo de disparo contínuo. Assim quando apertar o obturador serão feitas várias fotos e você poderá escolher a que ficou melhor.

Não use o flash

Já falamos do uso do flash aqui, mas vale a pena reforçar. Em fotografia de shows o flash deve permanecer desligado. Primeiro que geralmente a produção não permite mesmo o uso do equipamento e segundo que ele irá estragar a sua foto.

Fotografe em raw

Ponha uma coisa na sua cabeça: você sempre terá que ajustar alguma coisa nas fotos que faz com a sua câmera.

Fotografando em JPG a câmera irá processar aquela imagem como está pré-programada e entregar um arquivo que não te dará muitas opções para mudanças sem perder a qualidade.

Fotografando em RAW, a câmera não faz nenhum processamento e você poderá ajustar a exposição, balanço de branco e outros detalhes no software de pós-produção.

Eu gosto bastante de fotografar show e sempre que posso levo minha câmera aos espetáculos. Veja algumas de minhas fotos de shows no meu perfil do flickr.

5/5 - (1 vote)
Post
Título
Como fotografar shows: dicas de fotografia para usar na hora do espetáculo
Descrição
Fotografar shows é um dos melhores desafios da fotografia, mas é preciso conhecer bem o equipamento e estar afiado com as técnicas fotográficas.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho