Siga nossas dicas para aprender como fotografar um eclipse solar e capturar belas imagens desse fenômeno.
O eclipse solar se dá quando a lua se coloca em frente ao sol. Ele pode ser parcial ou total, para nós o que interessa é o eclipse solar total, pois ele proporciona as melhores fotos.
Normalmente não se deve apontar a câmera diretamente para o sol sem filtros de proteção na objetiva. Pois, a intensidade dos raios solares podem danificar o seu equipamento e até causar danos aos seus olhos. Mas, quando há um eclipse total do sol, no momento em que a lua cobre toda a superfície do astro rei, é possível apontar a câmera sem riscos ao equipamento.
Fotografando um eclipse solar
Para fotografar um eclipse solar, primeiramente é necessário saber onde e quando esse fenômeno irá ocorrer. Para isso acesse o site da NASA, onde há informações dos próximos eclipses.
Durante o eclipse, forma-se uma coroa de luz ao redor da lua. Essa coroa é imprevisível e varia dependendo com as condições da atmosfera no momento do fenômeno. Por tanto, a cada eclipse você ira conseguir novas fotos.
Como configurar a câmera para fotografar um eclipse solar
Para fotografar um eclipse, a primeira coisa que precisa definir é qual objetiva usará. Se sua câmera for full frame recomenda-se usar uma objetiva 500 mm no mínimo. Agora se sua câmera for cropada a lente mínima recomendada é uma 300 mm. Você também precisará de um tripé e se possível um disparador remoto.
Coloque sua câmera sobre o tripé. Selecione o modo manual, selecione ISO100 e defina a abertura para f/11.
Desligue o autofoco e ajuste o foco para o infinito. Use velocidades entre 1/2000 e 1 segundo. O eclipse dura pouco tempo, por isso faça diversas fotos com velocidades diferentes e depois seleciona as melhores no computador.
Atenção: só tire a tampa da lente no momento que a lua cobrir todo o sol, para não danificar o seu equipamento.
Para a sua segurança, ative o live view da sua câmera e faça toda a operação desse modo. Assim você protege os seus olhos de possíveis danos causados pelos raios do sol.
Atenção: para fotografar eclipses parciais utilize filtros na objetiva apropriados para observar o sol e sempre opere a câmera no live view. Nunca olhe diretamente para o sol. Nunca olhe para o sol através do visor ocular da sua câmera.
Veja também: como fotografar a lua.
Deixe um comentário