O portfólio de fotografia é uma ferramenta essencial para o fotógrafo mostrar o seu trabalho e conquistar novos clientes, pois através dele é possível visualizar o potencial do profissional e a qualidade do serviço que ele entrega.
Neste post, separamos algumas dicas para você criar o seu portfólio matador e se destacar no mercado fotográfico.
Dica 1 – Busque referências
Antes de desenvolver o seu portfólio, visite os sites de outros fotógrafos e veja o que eles estão fazendo. Procure identificar a estratégia que eles usam para apresentar o trabalho. Veja quais canais de comunicação eles disponibilizam no site.
Anote os pontos positivos e os negativos de cada site visitado.
Dica 2 – Criando o seu portfólio de fotografia
Depois que você terminou a sua pesquisa de referências, pegue suas anotações e monte um projeto do seu site. Pegue o que há de melhor na concorrência e adapte para as suas necessidades.
Depois que você definiu o que irá apresentar no seu portfólio é hora de escolher uma plataforma. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado e essa escolha vai depender principalmente do nível técnico que você possui para construir o projeto. Portanto, se você não tem experiência com desenvolvimento de sites aconselho a contratar um profissional qualificado para lhe auxiliar na construção do portfólio. É um custo que vale a pena depois.
Dica 3 – Seleção de imagens
Imagem é tudo! Por isso, selecione suas imagens de maior impacto para colocar em destaque no portfólio, assim você desperta o desejo do cliente em contratar os seus serviços.
O portfólio não deve conter todas as fotos que você produz, apenas as melhores de cada nicho que você atua. É importante também sempre renovar essas imagens.
Dica 4 – Foco
É preciso ter uma autocrítica para determinar o foco do seu portfólio. Seja honesto: os seus clientes te procuram pelo seu nome ou pela qualidade dos seus serviços?
Se você já é um fotógrafo reconhecido, as pessoas vão te procurar pelo nome. Então, dê um destaque para sua marca. Ela será o foco da sua estratégia.
Caso você ainda não seja conhecido no mercado, o foco deverá ser a qualidade do seu trabalho. Selecione suas melhores fotos e coloque-as em destaque no site. Mas, não esqueça da sua marca, ela deve assinar o seu trabalho, assim você vai ficando conhecido.
5- Trabalhe o marketing de conteúdo
Como foi dito acima, o portfólio é a ferramenta para apresentar o trabalho do fotógrafo, para mostrar todo o potencial do profissional e encantar o cliente.
Depois que você conseguir despertar o desejo do cliente pelo seu trabalho, ele pode querer ver mais. Os clientes que já contrataram o seu trabalho também irão gostar de ver o resultado no site e vão compartilhar o link para a sua rede de relacionamento.
É aí que entra o marketing de conteúdo. Paralelo ao seu portfólio de fotografia on line, crie um blog para mostrar o dia-a-dia do seu trabalho e faça posts regulares dos Jobs mostrando os bastidores, as melhores fotos e contando um pouco como foi. Se possível, peça um depoimento do seu cliente e publique também, isso dará credibilidade ao seu trabalho.
6- SEO
Antes de publicar o seu site portfólio, verifique se todas as diretrizes de SEO foram implementadas. Se não, volte para o desenvolvimento e faça os ajustes necessários. O SEO é importante para que o seu site seja indexado pelas ferramentas de busca da internet e chegue até o seu público.
7- É hora de aparecer
Não adianta nada fazer um portfólio on line, um blog e ninguém ver. Por tanto, divulgue o endereço do seu site em todo o material promocional que você produzir.
Convide as pessoas nas suas redes sociais para visitar o seu portfólio e peça que elas divulguem o endereço.
Já que estamos falando em aparecer, coloque nos comentários o endereço do seu portfólio de fotografia. Queremos ver o seu trabalho!
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