A fotografia gastronômica tem como objetivo retratar alimentos de forma que eles fiquem atraentes e despertem a vontade de serem devorados. Quem de nós nunca teve o apetite aguçado por uma bela foto de um prato de comida?
Mas não é só pegar a sua câmera e sair por aí tirando foto de marmitas. É preciso estudar bastante as técnicas para conseguir resultados satisfatórios. Um bom fotógrafo gastronômico precisa entender de iluminação, composição, enquadramento e conhecer bem a teoria das cores.
Se você pretende invadir a cozinha com a sua câmera fotográfica, uma dica é fazer um bom curso de especialização na área e workshops com outros fotógrafos experientes. Comece fotografando na sua casa, os pratos que você mesmo fez, os alimentos na geladeira e o preparo das receitas. Isto ajuda a treinar e você vai criando um portfólio.
Dicas para fotografia gastronômica
A fotografia gastronômica envolve todos os sentidos, pois através da imagem o fotógrafo precisa despertar a vontade do observador de comer o prato retratados. Vejamos algumas dicas para fazer uma foto de dar água na boca:
- Faça fotos nítidas. A regra número 1 deste tipo de fotografia é a nitidez. É preciso dar ênfase aos detalhes para criar desejos.
- Dê preferência à luz natural. Os alimentos são muito sensíveis e o uso de uma iluminação errada pode alterar as características e texturas destes alimentos diminuindo o impacto da foto. Não utilize flash e não ilumine o alimento de frente. Varie o ângulo da fonte de iluminação para criar sombras. Uma boa opção é usar uma janela como fonte de luz.
- Utilize um ISO baixo, afinal você não vai querer ruídos na sua imagem.
- Varie a abertura do obturador para controlar a profundidade de campo e assim manter o foco no ponto certo.
- Use um tripé e um disparador automático para evitar fotos tremidas.
- Varie o ângulo para obter um melhor resultado. De um modo geral, quanto mais baixo for o ângulo da foto mais bonita ficará sua imagem.
Use uma lente macro para fotografar alimentos
A fotografia gastronômica pede detalhes e nitidez. E a melhor forma de conseguir esse resultado é utilizando uma lente macro, pois elas possuem uma distância mínima de foco bem curta, o que possibilita chegar bem próximo do alimento para registrar os detalhes sem perder o foco do ponto principal.
Um prato de comida é cheio de elementos, texturas e detalhes que precisam ser evidenciados no registro fotográfico, pois são esses pontos que valorizam a imagem. Uma lente com foco comum não consegue registrar essas nuances, por isso uma lente macro é um item obrigatório no set de um fotógrafo gastronômico.
Veja também:
Como convencer o cliente a te contratar
Fotografia de alimentos: comida real, mas não de verdade
Todas as fotos que ilustram esse post foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Osmar Prudente.