A lente macro possibilita ver o mundo com outros olhos, pois revelam detalhes antes despercebidos que nos surpreendem ao serem destacados.
A lente macro permite ampliar objetos minúsculos e podem ser usadas para fotografar diversos temas como natureza morta, florais e vida selvagem. Essas lentes oferecem distâncias focais curtas e aberturas amplas o que faz com que elas também sejam usadas para retratos.
Mas, na hora de escolher a sua lente macro, o que deve ser levando em consideração? Continue lendo o nosso post para entender as principais características de uma lente macro.
Taxa de ampliação e reprodução
Essa é a principal característica de uma lente macro e o primeiro item a se observar, pois muitas lentes são vendidas como macro, mas na verdade não são.
Uma lente macro verdadeira reproduz um assunto na proporção 1:1 com uma ampliação de 1X. Isto significa que o assunto será registrado em tamanho real no sensor.
Você vai encontrar no mercado muitas lentes macro com taxa de ampliação de 1:2, 1:4 ou até maiores. Essas lentes são recomendadas para closes e não para fotografia macro.
No mercado também há lentes com taxas de ampliação superiores, como é o caso da Canon MP-E 65mm 1:5X macro f/2.8, que proporciona imagens com o dobro do tamanho normal no sensor ou a Laowa 25mm f/2.8 2.5:5x Ultra Macro, que projeta no sensor imagens 5X maiores que o tamanho real.
Como aumentar a taxa de ampliação de uma lente macro
É possível aumentar a taxa de ampliação da sua lente macro utilizando filtros de close-up ou tubos de extensão.
Distância focal e distância de trabalho
A distância focal de uma lente macro varia de acordo com a distância de trabalho.
Mas o que é distância de trabalho? Distância de trabalho é medida entre o elemento frontal da lente e o assunto. Não confunda com distância mínima de foco, que é a medida da distância entre o assunto e o sensor da câmera.
É importante saber o que você pretende fotografar para saber qual distância de trabalho seria ideal para você. Por exemplo, ao fotografar natureza morta e flores, pode optar por uma distância de trabalho bem reduzida. Já se vai fotografar vida selvagem é mais interessante optar por uma lente com uma distância de trabalho maior. Assim você não estressa o animal e pode ficar numa distância segura de ataques.
No geral, quanto mais longa for a distância focal, maior será a distância de trabalho.
A distância focal afeta a composição fotográfica
As lentes macros também possuem suas distorções, como qualquer outro tipo de lente.
As lentes macros que possuem distância focal curtas ampliam o assunto em relação ao fundo. Já as que possuem distâncias focais mais longas comprimem a perspectiva deixando o fundo menos evidente.
Distância de trabalho
A distância de trabalho afeta a iluminação da sua imagem. Quanto maior a distância de trabalho da sua lente macro, mais espaço você terá para adicionar luzes ou evitar sombras.
Lentes macro com estabilizador de imagem
Algumas lentes macro vêm equipadas com estabilizador de imagens o que pode ajudar a produzir fotos mais nítidas em velocidades mais baixas. Este dispositivo pode ser dispensável, já que para fotografias macro, geralmente você utiliza um tripé e um disparador automático.
Agora, se você pretende utilizar a sua lente macro para fazer retratos ou fazer fotografia macro na mão vale a pena levar em consideração uma lente com estabilizador de imagem.
Todas as fotos que ilustram esse post foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Carlos Henrique Santos da Eye Photo Estudio. Acesse o Instagram e o Facebook dele.