Ícone do site Olha o Passarinho

Como escolher a sua teleobjetiva

Está querendo comprar uma teleobjetiva? Mas, você realmente precisa de uma lente assim? Veja nossas dicas de como escolher uma teleobjetiva para não desperdiçar dinheiro na hora de comprar.

Índice

  1. Para que serve uma teleobjetiva?
  2. Lente clara ou escura?
  3. Comprar lente com ou sem estabilizador de imagem?
  4. A distância focal ideal
  5. Conclusão

A teleobjetiva é a primeira lente que pensamos na hora de ampliar nosso set de equipamentos fotográficos. Mas, diante de tantos modelos disponíveis no mercado é difícil decidir qual dele é o melhor para atingir os nossos objetivos.

Para que serve uma teleobjetiva?

As teleobjetivas são lentes cuja distância focal é superior a 70 mm. Vejamos os principais usos para esse tipo de lente:

Fotografia de pássaros e animais selvagens:
As teleobjetivas são imprescindíveis nesse tipo de fotografia, pois permitem enquadrar o animal em seu habitat natural mantendo uma certa distância para não afugentá-lo.

Fotografia de esportes:
Neste nicho de mercado, o fotógrafo deve ficar a uma distância que não atrapalhe o desempenho do atleta e ele possa captar as melhores imagens. Com uma teleobjetiva ele pode, mesmo de longe, conseguir fotos de detalhes da partida.

Fotografia da lua:
Quem já tentou sabe que fotografar a lua não é uma tarefa assim tão simples. E com a lente do kit é impossível conseguir uma boa imagem do astros, com detalhes definidos. Se você é fã da lua, compre uma teleobjetiva com uma boa distância focal, quanto maior for a distância focal mais detalhes da lua você conseguirá registrar.

Fotografia de retrato:
Ao contrario do que muitos fotógrafos pensam, a teleobjetiva é uma boa escolha para a fotografia de retratos. Com uma tele conseguimos um bom desfoque do fundo sem deformar o rosto do modelo.

Fotografia de rua:
A teleobjetiva na fotografia de rua é indicada para fazer fotos de detalhes de arquitetura ou mesmo para fotos espontâneas do cotidiano da cidade.

Fotografia de paisagem:
Na fotografia de paisagem a lente mais indicada é a grande-angular, porém é importante ter na mochila uma teleobjetiva para fazer fotos de detalhes ou mesmo para fazer um recorte de um elemento distante na paisagem.

Lente clara ou escura?

Um dos pontos mais importantes de uma objetiva é a sua luminosidade. Uma teleobjetiva faz uso de diversas lentes para conseguir atingir a distância focal desejada e isso ocasiona na perda de luminosidade, gerando objetivas com apertura máxima de diafragma entre f/4.5 e f/5.6.

Para produzir uma lente clara é preciso investir em elementos de qualidade superior para não perder luminosidade, por isso essas lentes são bem mais caras. Mas nem sempre uma teleobjetiva clara é necessária para desenvolver o seu trabalho. Se for fotografar dentro de estúdio ou em ambiente com luz controlada, pode se optar pela versão mais barata da lente.

Comprar lente com ou sem estabilizador de imagem?

O estabilizador de imagem é um ponto importante a se observar na hora de comprar a sua teleobjetiva.

Por ter uma distância focal muito grande, ao usar uma teleobjetiva na mão, qualquer movimento afetará a nitidez da sua imagem. Por isso, para usar uma objetiva sem estabilizador nessas condições é necessário usar um tripé para garantir fotos sem trepidação.

As objetivas com estabilizador, absorvem bastante essas trepidações e permitem usar velocidades de obturador menores sem perda da qualidade da imagem.

A distância focal ideal

Com relação à distância focal é importante saber que quanto maior ela for mais elementos serão necessário para a construção da lente e mais perda de luminosidade terá. Por isso, quando for comprar uma teleobjetiva é importante saber como esta lente será usada:

Conclusão

Antes de botar a mão no bolso e tirar o dinheiro para comprar sua teleobjetiva, estude bem o uso que será dado a ela, você poderá economizar uma boa grana.

5/5 - (1 vote)
Post
Título
Como escolher a sua teleobjetiva
Descrição
Veja nossas dicas de como escolher uma teleobjetiva para não desperdiçar dinheiro na hora de comprar.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho