Se você está buscando um caminho para alavancar sua carreira ou mesmo querendo entrar no mercado fotográfico, contratar um serviço de coaching para fotógrafos pode lhe ajudar a alcançar seus objetivos de forma rápida e organizada.
O processo de coaching está na moda e há especialistas dispostos a ajudar profissionais de diversas áreas. Na fotografia, o serviço é novo, mas já há bastantes profissionais que oferecem a consultoria para fotógrafos.
O que é coaching?
Derivada do inglês “coach”, que significa treinador, o termo coaching é o nome dado ao processo de consultoria voltado para o desenvolvimento, aprendizado e otimização de desempenho para que uma pessoa alcance seus objetivos. Todo o processo dura em média 10 a 12 sessões, podendo se estender caso haja necessidade.,/p>
Segundo os especialistas, as respostas para os problemas estão dentro das pessoas, elas sabem muito mais do que acreditam saber e só precisam de um orientador, um coach, para orientar os seus passos, fazendo as perguntas certas para estimular o desenvolvimento e a busca pelo objetivo almejado.
Coaching para fotógrafos
Na fotografia não é diferente, os fotógrafos buscam os serviços de coaching visando achar uma solução rápida para os seus problemas, um caminho para o desenvolvimento das suas carreiras ou mesmo uma orientação para começar uma carreira de fotógrafo.
O trabalho do coach não é resolver o problema do fotógrafo e sim ajuda-lo a encontrar a própria solução. Por isso, ele trabalha formulando perguntas que estimulam o cliente a refletir, traçar suas próprias metas e descobrir como alcançá-las.
O preço do serviço de coaching para fotógrafos não é barato, cada sessão custa em média R$ 1.200,00. Esse valor varia dependo do profissional escolhido. Por tanto, busque referências antes de contratar um, para não jogar o seu dinheiro fora.
As sessões podem ser virtuais ou presenciais, nestas o coach pode usar de técnicas de relaxamento e até hipnose para acessar as memórias do cliente.
Como ser um coach?
Se você é um fotógrafo de destaque e costuma dar bons conselhos aos amigos, talvez o novo rumo para a sua carreira seja se tornar um coach.
Procure uma escola especializada e faça um curso de formação em coaching. O Instituto Brasileiro de Coaching forma cerca de 2.000 profissionais por ano e oferece cursos de diversas durações. Uma das opções é o curso Professional & Self Coach, com carga horária de 180 horas/aula, que promete formar coaches profissionais que utilizam técnicas de desenvolvimento humano para estimular a capacidade de liderança, comunicação, autoconhecimento e automotivação das pessoas.
Outra opção é a Sociedade Latino Americana de Coaching cujo principal curso oferecido é o Professional Coach Certification, com 120 horas/aula, onde os alunos aprendem a aplicar e desenvolver programas de coaching individual ou em grupos.
Deixe um comentário