Ícone do site Olha o Passarinho

Como descobrir qual é a abertura mais nítida da sua lente

Você sabe qual é a abertura mais nítida da sua lente? A maioria dos fotógrafos não sabem, mas em toda objetiva há uma configuração de abertura que produz imagens com maior nitidez.

Neste post vamos mostrar como descobrir qual é a abertura mais nítida da sua lente.

Índice

  1. O que é o foco
  2. O que são os círculos de confusão
  3. O que é o ponto ideal
  4. Como descobrir a abertura mais nítida da sua lente

A nitidez da lente é um aspecto de estrema relevância no mundo da fotografia, afinal ninguém vai querer comprar uma foto fora de foco, não é mesmo! Por isso, sempre falamos aqui no Blog Olha o Passarinho: o bem fotógrafo não é aquele que possui o melhor equipamento e sim o que sabe usar o equipamento que tem.

O que é o foco

Antes de falarmos de nitidez, é preciso saber o que é o foco. Foco é o ponto exato em que os feixes luminosos, após atravessarem uma lente, convergem em uma superfície. Na região em foco, a luz emitida pelo elemento focalizado será projetada de maneira pontual no sensor da câmera fotográfica. Assim sendo, a imagem projetada formará um ponto e não um círculo no sensor da câmera.

Apenas um plano da imagem, paralelo ao sensor da câmera fotográfica, permanece em foco. Os planos à frente e à trás são desfocados. Mas, esse desfoque se dá gradativamente. Uma região antes e depois do plano em foco irá parecer em foco. Esse espaço é o que chamamos de profundidade de campo. Isso ocorre por causa da resolução limitada do olho humano, que, dependendo da distância que enxerga, não é capaz de diferenciar um ponto de um círculo.

O que são os círculos de confusão

Círculo de confusão é a maior circunferência que, a certa distância, um olho humano entende como sendo um ponto. Por exemplo: a 25 cm de distância, o círculo de confusão é de 0,25 mm. Esse valor pode variar de acordo com a acuidade visual do indivíduo e o contraste da imagem, mas na prática gira em torno de 1 milésimo da distância do assunto até a câmera.

Com um diâmetro maior que o círculo de confusão, o olho humano não vê o elemento como um ponto e sim como um círculo. Na fotografia, a região onde o círculo de confusão se torna visível está fora da região de foco.

Em uma cena registrada por uma câmera fullframe, o círculo de confusão é de 0,03mm. A mesma cena registrada com um sensor cropado tem o seu círculo de confusão de 0,019mm. É por isso que quanto maior o sensor, menor será a profundidade de campo em uma mesma abertura de diafragma.

O que é o ponto ideal

O ponto ideal de uma lente é a faixa de abertura em que se obtém imagens com a maior nitidez.

No geral, o ponto ideal de uma lente está entre 2 a 3 f/stops de abertura. Mas na prática não é bem assim e esse ponto pode variar bastante.

Como descobrir a abertura mais nítida da sua lente

p>A maneira mais fácil de descobrir qual é a abertura mais nítida da sua lente é fazendo um teste simples:

  1. Peque um objeto qualquer (de preferência um que tenha alguma coisa escrita nele);
  2. Posicione o objeto na cena;
  3. Coloque a câmera no tripé e posicione o equipamento a uma distância razoável do objeto em cena;
  4. Faça uma foto em cada f/stop de abertura do diafragma;
  5. Baixe as fotos para o computador e analise as imagens com zoom em 100% e veja quais apresentam a maior nitidez.

Faça isso com todas as suas objetivas para saber qual o ponto ideal de cada uma delas.

5/5 - (1 vote)
Post
Título
Como descobrir qual é a abertura mais nítida da sua lente
Descrição
Você sabe qual é a abertura mais nítida da sua lente? Toda objetiva tem uma configuração de abertura que produz imagens com maior nitidez.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho