Não está satisfeito com os resultados das suas fotos? Elas parecem não estar nítidas o suficiente? O problema pode não estar no seu equipamento, por tanto antes de trocar a câmera leia nossas dicas para obter fotos mais nítidas.
01- Tenha sempre um bom tripé.
O tripé é um dos itens básicos que todo fotógrafo deve ter, principalmente se ele pretende fazer fotografias de longa exposição. Independente se o seu tripé é um modelo profissional e robusto ou um modelo mais barato é preciso estabilizá-lo na hora de fazer a foto. Para ganhar mais estabilidade, dependendo da situação, recomenda-se não elevar o centro da coluna e utilizar as seções mais grossas das pernas. Muitos tripés possuem um gancho em baixo da coluna que é usada para acrescentar peso e assim conseguir maior estabilidade, pendure a sua mochila ali. Por último, utilize um disparador remoto e evite encostar na câmera montada no tripé.
02- Segure a câmera da maneira correta
Se vai fotografar com a câmera na mão, saiba que o modo como segura sua câmera influencia na nitidez da sua imagem. Por tanto, segure sua câmera do jeito certo: sua mão direita deve segurar firmemente a câmera de forma que o seu dedo indicador consiga pressionar o obturador com facilidade. Depois posicione a sua mãe esquerda sob a câmera e objetiva de modo que você consiga rodar os anéis de foco e zoom da objetiva. É a mão esquerda que suportará o peso do equipamento. Mantenha os pés afastados para uma maior estabilidade e os cotovelos junto ao corpo. Esvazie os pulmões e prenda a respiração na hora do clique.
03- Faça a fotografia na velocidade certa
Há dois aspectos a considerar ao escolher a velocidade do obturador na hora de fotografar com a câmera na mão. O primeiro é se a velocidade é rápida o suficiente para evitar a trepidação da câmera e o segundo se o assunto está em movimento.
Deve-se escolher a velocidade de obturação em função da distância focal da objetiva. A dica é usar uma velocidade mínima de 1/[DISTÂNCIA FOCAL] . Mas isso não é regra, dependendo da situação pode ser necessário aumentar a velocidade para conseguir congelar o assunto.
4- Use a função de redução de vibração da sua objetiva
Os sistemas de redução de vibração presentes nas objetivas da Canon e Nikon e nos corpos da Sony e Pentax permitem o uso de velocidades de obturação mais lentas com a câmera em punho. A maioria desses sistemas permitem que se escolha velocidades de 2 a 3 stops mais lentos que o normal, porém esses sistemas não eliminam o arrastro do assunto em movimento.
5- procure um ponto de apoio
Se precisar utilizar uma velocidade de obturação mais baixa, mas não dispõe de um tripé para estabilizar a câmera, procure um apoio. Segure a câmera da forma correta e apoie-se em uma árvore, cerca, parede ou qualquer objeto sólido.
6- Mantenha o foco nos movimentos
O efeito panning dá mais dinâmica à imagem ao manter o assunto nítido e o fundo com um arrastro. Para isso deve-se usar uma velocidade de obturação lenta o suficiente para obter o arrastramento e seguir o assunto para que se mantenha na mesma posição na ocular e fique nítido.
7- Focar assuntos estáticos
Para assuntos estáticos, recomenda-se o uso do autofoco simples, neste modo a câmera focará normalmente quando pressionar o botão do obturador até o meio, segure o botão e ajuste a composição antes de terminar de pressionar.
8- Escolha o ponto AF correto
Você pode travar o ponto de foco no centro e apontar para o assunto, fazer o foco e depois reenquadrar a cena ou selecionar outro ponto de AF disponível. Selecione o modo de AF manual e use os controles para selecionar o ponto de AF desejado.
9- Use a focagem manual
Há situações em que o autofoco não consegue obter o foco, nestes casos é necessário usar a focagem manual. Uma dica é se você tiver dificuldade para fazer o foco manual através da ocular, utilize o liveview e aumente o zoom da imagem para ter uma visão melhor.
10- Focar assuntos em movimento com AF
Quando o assunto está em movimento deve-se selecionar o modo de foco “Servo AF” ou “Continuos AF”. Acompanhe o movimento do assunto para que a câmera ajuste o foco.
11- Profundidade de campo reduzida
Fazer fotos com fundo desfocado é uma das formas mais eficientes de impactar uma fotografia. O contraste entre as áreas focadas e desfocadas pode fazer o assunto parecer mais nítido.
12- Mantenha o seu equipamento limpo
Não há como obter uma imagem nítida se suas objetivas e filtros estiverem sujos. Tenha sempre em mãos um kit de limpeza e elimine regularmente a poeira e marcas de dedos das suas objetivas.
13- Entenda a luz
A luz solar intensa e a luz do flash pode tornar sua foto mais nítida que a luz difusa ou suave. Isto porque as sombras criadas pela luz direta revelam detalhes e texturas do assunto, gerando a impressão de nitidez.
14- Escolha a abertura ideal
A nitidez e a qualidade de cada objetiva varia conforme a abertura, sobretudo nas margens da imagem. Na abertura máxima, a maioria das objetivas perde nitidez nas bordas. Já nas aberturas pequenas, como f/22, toda a imagem pode ter a nitidez comprometida devido a um efeito ótico conhecido como difração. A qualidade ótima é encontrada a cerca de 2 a 3 stops da abertura máxima, como f/8 ou f/11.
15- Focar a um terço
Uma técnica clássica para garantir imagens nítidas, sobretudo de paisagens, é utilizar a distância hiperfocal. Saiba mais sobre como utilizar a técnica de distância hiperfocal.
16- Obtendo nitidez no Adobe Camera Raw
Você pode melhorar a nitidez de uma imagem utilizando o software Adobe Camera Raw. Há 4 ajustes que podem ser feitos:
Amount, que controla a intensidade do efeito. Mova-o para 50 ou menos, embora possa ter de subir o valor for imprimir ou publicar a imagem em um site.
Radios, que determina o número de pixels afetados pela aplicação da nitidez.
Detail, com valores maiores como os compreendidos entre 40 e 50, realçam as texturas e os detalhes delicados, com valores menores, compreendidos entre 10 e 20, restringem a nitidez aplicada a arestas mais óbvias no assunto.
Masking, permite restringir a quantidade de nitidez aplicada em áreas menos detalhadas da imagem, para minimizar o ruído. Para imagens captadas com ISO baixo, pode mantê-lo perto do zero, subindo para cerca de 50 em imagens onde o ruído se torna visível em áreas de tons suaves.
17- Nitidez seletiva
Nem sempre convém aplicar nitidez em toda a imagem, como nos retratos em que é desejável ter mais definição nos olhos que em outras partes. A ferramenta Sharpen é perfeita para aplicar nitidez a áreas individuais da imagem, bastando pincelar o efeito pretendido. Selecione a ferramenta sharpen e escolha um pincel de ponta redonda e macia de tamanho apropriado à área a que deseja aplicar nitidez. Depois, aumente o zoom na área a trabalhar, defina Strength para 20%, certifique-se Protect Tones está marcada e pinte sobre a área que quer tornar mais nítida.
18- Utilize o filtro High Pass
O filtro High Pass é uma alternativa ao Unsharp Mask para obter mais nitidez.
19- Unsharp Mask
Para melhorar a nitidez com o filtro Unsharp Mask você precisa ajustar 3 controles:
O Amount, que deve tentar manter entre 80 e 120 para evitar excesso de nitidez.
O Radios, que controla a área em torno dos contornos da imagem. Procure mantê-lo abaixo de 3 pixels.
O Threshold, que deve ser mantido num valor baixo, como 5 ou inferior, na maioria das imagens. Já um valor superior ajuda a amenizar os ruídos de imagens feitas com ISO elevado.
20- Use o Clarity
Apesar de não afetar a nitidez propriamente dita, o Clarity pode ajudar as suas imagens a parecerem mais nítidas. Este ajuste altera o contraste dos meios tons, invés do contraste geral. Isto confere mais impacto às imagens sem comprometer as altas luzes ou as sombras.
Deixe um comentário